Nesta quinta-feira (25), a experiência da Agenda Bahia do Trabalho Decente será apresentada no quarto ‘Encontro Internacional de Agendas Subnacionais de Trabalho Decente’, que será realizada até sexta-feira (26), na cidade de Maldonado, no Uruguai. Patrícia Lima, assessora especial da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e coordenadora estadual da Agenda Bahia do Trabalho Decente, é a responsável pela apresentação.

O evento tem como objetivo facilitar a troca de experiências, gerar espaços de colaboração e promover a articulação da rede de agendas subnacionais de Trabalho Decente no Cone Sul da América Latina. Participam do encontro delegações de agendas subnacionas da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Lançada em 2007, a Agenda Bahia do Trabalho Decente defende a criação de emprego de qualidade para homens e mulheres, a extensão da proteção social, a promoção e fortalecimento do diálogo social e o respeito aos princípios e direitos fundamentais no trabalho.

As prioridades da Agenda, elaborada de forma participativa com representação do Governo, trabalhadores e empregadores, são apresentadas em nove eixos: Erradicação do Trabalho Escravo; Erradicação do Trabalho Infantil; Segurança e Saúde do Trabalhador; Promoção da Igualdade de Gênero e Raça; Promoção da Igualdade das Pessoas com Deficiência; Serviço Público; Juventude; Trabalho Doméstico e Empregos Verdes.

A delegação baiana tem também a presença da juíza Rosemeire Fernandes, representando o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, e o sindicalista Ailton Araújo, pela Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB), duas das 31 instituições que integram o Comitê Gestor da Agenda Bahia do Trabalho Decente.