Comprometimento da equipe, organização, boa integração de políticas públicas, logística eficaz e motivação foram alguns dos predicados atribuídos ao Serviço de Intermediação para o Trabalho (SineBahia) pela representante do Ministério do Emprego e Segurança Social da Espanha, Benigna Del Rio Dominguez. Em Salvador por dois dias para conhecer a experiência baiana, a representante do governo espanhol foi recebida na tarde desta sexta-feira (26) pela secretária em exercício da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nair Prazeres.

Acompanhada da coordenadora do Sistema Nacional de Emprego do Ministério do Trabalho do Brasil, Ivana Lúcia Zillig, a espanhola fez um balanço positivo da visita, destacando como algo novo para seu conhecimento a experiência da intermediação da mão-de-obra para o trabalhador autônomo feito por meio do SineBahia-Patra e o funcionamento, dentro de um shopping center, de um posto de intermediação para o trabalho, concentrando no mesmo espaço outros atendimentos de serviços de interesse do trabalhador.

Na quinta-feira (25) a visitante conheceu as instalações físicas e o funcionamento da unidade central do SineBahia, na Av. ACM, e nesta sexta-feira pela manhã visitou a unidade do serviço de intermediação que funciona no SAC do Shopping Bela Vista.

Benigna Del Rio Dominguez adiantou que pretende apresentar essas duas novidades ao governo espanhol, considerando a possibilidade de tê-las implantadas em seu país. “Também me chamou muito a atenção o funcionamento da unidade central do SineBahia, onde tudo é muito bem organizado e com uma equipe bastante comprometida com o que está fazendo”, observou.

Ela destacou também como positiva a integração de políticas públicas, onde o trabalhador encontra, num mesmo espaço, a possibilidade de ser inserido no mercado de trabalho, mas também o serviço de microcrédito oferecido por meio do CrediBahia e a intermediação do trabalho autônomo, feito através do SineBahia-Patra.

Captação de vagas

O funcionamento da central onde é feita a captação de vagas do mercado de trabalho para encaminhamento dos trabalhadores também foi destacada pela representante do governo espanhol. “Achei muito interessante a forma como é feita a captação, funcionando de maneira centralizada e organizada. Na Espanha não é assim que funciona, cada posto tem sua própria captação. Considero essa forma do SineBahia mais eficaz e organizada”, avaliou Benigna, que elogiou ainda a oferta diária de cursos e oficinas, atendendo inclusive o trabalhador que teve dificuldade em processos seletivos.

Satisfeita com o balanço da visita, a secretária em exercício Nair Prazeres destacou que, a partir de 2007, quando uma nova metodologia de intermediação para o trabalho foi adotada pelo Governo do Estado, a experiência do SineBahia passou a ser referência dentro e fora do Brasil, com exportação do modelo já feita para a República Dominicana.

“É um orgulho muito grande para nós, da Setre, ver o destaque do SineBahia. Mas o mais importante é chegarmos ao final de cada mês e termos números expressivos de trabalhadores baianos colocados no mercado de trabalho por meio do SineBahia. Entre janeiro e agosto deste ano, já são mais de 41 mil trabalhadores que conseguiram emprego por meio do nosso serviço”, destacou Nair Prazeres.