O jovem Rafael Oliveira, 20 anos, que trabalha como serralheiro há dois anos, percebeu no curso de soldador do Programa Qualifica Bahia uma chance de ingressar no mercado formal de trabalho. “Como já tenho certa experiência, acredito que com o certificado em mãos terei mais facilidade para conseguir um emprego”.

Ele foi um dos 260 educandos certificados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), nesta sexta-feira (5), em Cachoeira, município do Recôncavo. Realizada na Ordem Terceira do Carmo, a solenidade reuniu trabalhadores dos municípios de Salvador, Salinas da Margarida, Vera Cruz, Cachoeira, Muniz Ferreira, Nazaré, São Félix, São Francisco do Conde e Saubara.

Na ocasião, a coordenadora de Qualificação Profissional da Setre, Kadine Santos, ressaltou que os cursos oferecidos pelo programa visam suprir as demandas do mercado local. “Nos municípios do Recôncavo foram ofertados cursos para atender aos empreendimentos locais, como o Estaleiro Enseada do Paraguaçu, no município de Maragogipe”.

Nesta ação específica, os cursos, que têm carga horária entre 100 e 240 horas, atenderam as demandas nas áreas de agricultura familiar, alimentos, metal mecânica, construção civil e comércio. O Instituto Baiano de Educação e Cultura (Ibec) foi a entidade responsável pela realização dos cursos. Ao todo, o Programa Qualifica Bahia ofereceu este ano 8.340 vagas em 158 municípios baianos, incluindo Salvador.