Quem entra no Centro Social Urbano (CSU) do bairro da Liberdade, em Salvador, pode ver nas paredes do prédio o resultado da turma do curso de pintura do Programa Qualifica Bahia, que foi certificada na tarde desta quinta-feira (11), em solenidade realizada no próprio CSU. Formada por 17 educandos, a turma colocou em prática o que aprendeu no curso, colorindo as paredes do prédio de verde esperança, dando nova vida ao local.

Para Anderson Aquino, 37 anos, as aulas práticas foram bastante proveitosas. “Eu, que já tenho experiência na área, aprendi coisas novas, como técnicas no modo de preparo e pigmentação da tinta e pintura em madeira e metal”, enumera, com o certificado em mãos.

O Programa Qualifica Bahia é executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A coordenadora de Qualificação Profissional da Setre, Kadine Santos, ressaltou que a área de pintura é uma das mais demandadas na construção civil. "Além disso, o pintor pode trabalhar de forma autônoma, não dependendo somente do mercado formal", observa.

Mais certificações

Na sexta-feira (12), as certificações serão nos municípios de Iguaí e Tremedal. No sábado (13) é a vez do município de Cordeiros. Com carga horária entre 80 e 240 horas, o Qualifica Bahia tem como beneficiárias pessoas com idade superior a 18 anos, de baixa renda, desempregadas, tendo como prioridade beneficiários do Programa Bolsa Família.

A execução do Programa Qualifica Bahia, assim como de outros programas da Setre, prioriza demandas de cadeias produtivas locais. Ao todo, o Programa Qualifica Bahia ofertou, neste ano de 2014, 8.340 vagas em 158 municípios baianos. Em Salvador, o Programa destinou 780 vagas. Desde 2009, quando teve início a execução do Qualifica Bahia, foram certificados cerca de 37 mil trabalhadores em todo o estado baiano.