A Empresa de Turismo da Bahia (Bahiatursa), vinculada à Secretaria do Turismo (Setur), ao mesmo tempo em que participa de uma importante promoção da Bahia no mercado europeu – a lavagem da Igreja La Madeleine, de 5 a 7 de setembro, em Paris -, realiza três outras ações de marketing, quase que simultaneamente, no Chile e na Argentina, com o propósito de intensificar e promover as 13 zonas turísticas do estado.

Segundo o presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, somente neste segundo semestre, outros 20 eventos internacionais e dez nacionais foram planejados e devem ser realizados. “São ações que dão sequência a um planejamento que vem sendo desenvolvido, e a expectativa é que tenhamos um bom incremento no número de visitantes para essa temporada de verão”.

Chile

Na próxima segunda-feira (8), a Bahiatursa participa, no Chile, do workshop ‘Redescubra o Brasil’, promovido pela Embaixada do Brasil em parceria com a Embratur, com a finalidade de reposicionar os destinos brasileiros no mercado chileno. O evento faz parte das comemorações da Independência do Brasil, organizadas anualmente pela Embaixada do Brasil naquele país. O evento, onde será lançada a nova Logomarca do Comitê Descubra o Brasil, dispõe de diversas atividades, como apresentação de fotos e show musical.

O workshop reúne cerca de 150 operadores e agentes de viagens. O gerente de Relações Internacionais da Bahiatursa, Victor Lessa, fará palestra sobre as principais zonas turísticas do estado, salientando principalmente os novos produtos e atrativos turísticos. Além disso, Vitor manterá contato individual com operadores e agentes de viagens.

Segundo a diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa, Rosana França, com esta ação promocional “pretende-se, além de estreitar as relações com o mercado chileno, fortalecer os novos voos diretos Santiago/Salvador, da companhia Air Europa, parceira nessa ação”.

Rosana acrescenta ser importante destacar que o Chile é o terceiro maior emissor de turistas para a Bahia, na América do Sul, conforme pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), de 2011, registrando a entrada de 9.486 visitantes, sendo superado apenas por uruguaios e argentinos.

Argentina

A Bahiatursa realiza a ‘Caravana Bahia’, na Argentina, em duas ocasiões – uma em Buenos Aires, de 8 a 11 de setembro, e a outra em Córdoba, entre os dias 15 e 18. As promoções têm a participação direta das operadoras e agentes de viagens da Bahia. Segundo Rosana França, esta é a primeira fase do projeto inovador da Bahiatursa. “A segunda fase constará de cursos de capacitação para todas as agências de viagens e operadoras”. A Argentina é líder na emissão de turistas para a Bahia, tendo registrado, segundo a Fipe 2011, a entrada de 106 mil turistas no estado.

Nesta ação, estarão presentes a coordenadora de Relações Internacionais da Bahiatursa, Rizia Falcão, e a gerente de Relações Internacionais, Renata de Paula. Pelo trade turístico baiano, estão confirmados Adnil Siqueira (Hotel Marazul), Maria Betânia Paranaguá (Turisforte/Associação Comercial e Turística da Praia do Forte), Mário Figueiredo (Hotel Vela Branca) e representante da Aerolineas Argentinas. Em Córdoba, estarão presentes, além de Renata de Paula, Mário Figueiredo (Hotel Vela Branca) e representante da Aerolineas Argentinas.