A largada para a III Semana da Diversidade, que será aberta no domingo (14), foi dada na manhã desta quinta-feira (11), em evento realizado no Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) do Pelourinho. Foram apresentados os artistas e a programação oficial que encerram o evento, no dia 21 deste mês, com a 13ª Parada Gay da Bahia. Este ano, ‘Sem Armários. Com Orgulho.’ é o tema da semana realizada pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) e o Grupo Quimbanda Dudu, com o patrocínio da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) e Bahiatursa.

Estratégia de estruturação criada pelo Governo da Bahia, por meio da Setur/Bahiatursa, em parceria com o GGB, para o segmento de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transsexuais (LGBT), a Semana da Diversidade é o terceiro maior evento do gênero do país. Possibilita a injeção de recursos e geração de renda, movimentando a economia turística da cidade, atraindo o segmento que, segundo o Ministério do Turismo, gasta, em média, 30% mais que os outros turistas.

O presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, ressaltou a importância da Semana da Diversidade e da parada como produto turístico e destacou pesquisa de demanda LGBT da Setur/Bahiatursa, realizada durante a Parada Gay de São Paulo, no ano passado. Dos 1.037 entrevistados, 91,6% consideram a Bahia um destino gay friendly e 96,2% manifestaram interesse em conhecer a Parada Gay de Salvador.

Programação cultural

Presidente do Grupo Gay da Bahia, Marcelo Cerqueira agradeceu o apoio recebido e destacou a importância desse respaldo oficial, porque “não apenas nós ganhamos enquanto entidade LGBT, mas ganha a cidade, que se torna mais aprazível, mais leve, uma cidade que respeita os direitos LGBT e a diversidade”. Marcelo destacou a programação cultural, chamando a atenção, dentre inúmeros eventos, para a I Paradinha Gay da Bahia, que acontece domingo (14/9) no Tororó, valorizando a cultura local.

Artistas como Mr. Armengue, atores da peça Toda Forma de Amor, Samba Tororó, dentre outros que integram a programação, marcaram presença na coletiva. Compareceram o chefe de gabinete da Secretaria de Cultura do Estado, Rômulo Cravo, o secretário de Desenvolvimento, Cultura e Turismo de Salvador, Guilherme Bellintani, o diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira, a coordenadora do núcleo LGBT da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Paulete Furacão, e o representante da Ordem dos Advogados do Brasil/BA, Leandro Lopes Pontes Paraense.