A criação de um voo entre Havana e Salvador foi tema de uma reunião entre dirigentes da Secretaria do Turismo do Estado e representantes do governo cubano, nesta sexta-feira (12). Eles avaliaram as medidas necessárias para efetivar a nova rota, já que a Aviação Cubana tem interesse de ampliar a oferta de voos, hoje mantidos apenas entre São Paulo e a ilha. No primeiro momento, o grupo vai estudar a viabilidade de operação de uma rota Cuba-Salvador-Buenos Aires.

O secretário do Turismo, Pedro Galvão, e o subsecretário, Benedito Braga, reforçaram a importância de uma ligação aérea para ampliar o fluxo de visitantes entre os dois destinos. A cônsul-geral de Cuba no Nordeste, Laura Pujol, e o diretor para o Brasil da Aviação Cubana, Manuel López Bello, informaram que o assunto já foi discutido com agentes de viagens da Bahia, que consideram a iniciativa oportuna.

Galvão destacou, durante o encontro, as excelentes relações diplomáticas mantidas ente a ilha caribenha e o Brasil. Ele assinalou os laços culturais importantes entre os povos cubano e baiano e sugeriu o estabelecimento de um cronograma para tratar de questões relacionadas à cooperação em matéria de turismo.

Os dois lados concordaram que a nova rota entre Bahia e Cuba representará um impulso para o aumento do fluxo de turistas e poderia começar com a ampliação do voo existente entre Cuba e Buenos Aires. "O Governo do Estado tem atuação estratégica nesse setor e tem obtido excelentes resultados com a oferta de novos voos", declarou Pedro Galvão.