A TVE Bahia vai exibir a série ‘Doc Territórios’, a partir desta segunda-feira (22), até o dia 24 de outubro. São 26 documentários que valorizam a cultura regional dos territórios baianos. O programa vai ao ar diariamente, de segunda a sexta-feira, às 18h30. A exibição faz parte da programação da Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo.

Nesta semana, serão exibidos os seguintes documentários: ‘Impressões nativas do descobrimento’, de Paulo Paiva, com o registro de como vivem os atuais índios da região extremo sul da Bahia (22); ‘Diálogos do descobrimento sustentável’, de Wesley Andrade, com a discussão sobre o desenvolvimento no litoral sul (23); ‘Terra convergente’, de Ricardo Mazzafera, que mostra como a população local preserva sua cultura através das gerações (24); ‘Vozes do Baixo Sul’, de Zélia Uchoa, mostrando as belezas da região (25); e ‘A tropa e a estrada’, de Aquilino Paiva, contando a história dos tropeiros a caminho do sertão (26).

“A idéia de reunir na TV e no cinema os filmes produzidos na Bahia neste século XXI é mostrar uma visão panorâmica da grande produtividade que vive o setor audiovisual na Bahia”, afirma o cineasta Araripe Jr, diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e um dos curadores da Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo. Segundo ele, “o grande sucesso e premiação dos nossos filmes em festivais e mostras, assim como a exibição em canais nacionais e internacionais, infelizmente não ganham a visibilidade que merecem”. Portanto, “a ideia desta grande mostra informativa é justamente surpreender a todos pela quantidade, qualidade e diversidade”, conclui.

Vale destacar que a Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo conta com debates, encontros e as exibições, nas salas de arte de Salvador, de cerca de 100 filmes baianos produzidos neste século XXI. O evento é uma realização conjunta das secretarias estaduais de Cultura e de Comunicação/Irdeb, e da Regional Bahia e Sergipe do Ministério da Cultura, com apoio de várias instituições parceiras. A programação completa da Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo pode ser acessada no site da Secult  ou no blog do evento.