A Associação Baiana de Empreendedorismo Cultural (Abec), a Associação Pracatum e a ONG Cipó Comunicação Interativa assinaram, esta semana, convênios com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) para execução de projetos voltados para qualificação profissional nas áreas de artes cênicas, música, produção cultural e culturas digitais.

Realizada por meio do Programa Jovens Baianos (PJB), a iniciativa atenderá a 500 jovens, na faixa etária de 15 a 29 anos, que estejam em situação de vulnerabilidade social em salvador e no município de Porto Seguro, no extremo sul do estado. O edital é resultado da parceria entre a Sedes, as secretarias estaduais de Cultura (Secult), Relações Institucionais (Serin), Promoção da Igualdade (Sepromi) e está em consonância com o Plano Juventude Viva e o Programa Pacto Pela Vida.

De acordo com Victor Higino, representante da Abec, entidade situada em Porto Seguro,  o projeto vai promover a formação humana, cidadã e profissional por meio dos cursos de percussão e iniciação ao teatro.

Protagonismo juvenil 

Cerca de 400 jovens de Salvador também serão beneficiados com as ações do Jovens Baianos. O projeto Pracatum Escola de Músicas promoverá a formação profissional de 200 jovens , por meio de cursos de percussão, gravação digital, sonoplastia, técnico de palco e operador de áudio.

Outro projeto também selecionado via Edital 005/2014 – o Estúdios Multimeios – realizará formação de 200 jovens como Agentes de Desenvolvimento da Cidadania Juvenil, tendo como metodologia cursos de produção cultural.