Os servidores públicos ativos, civis e militares do Estado, lotados no Centro Administrativo da Bahia (CAB), Instituto Anísio Teixeira (IAT), Ministério Público do Estado (MP-BA), Maternidade Albert Sabin e Hospital Couto Maia, em Salvador, serão contemplados entre os dias 21 e 31 de outubro com o atendimento do Balcão Previdenciário. As visitas, que integram a agenda de comemorações do Estado pelo Dia do Servidor Público (28 de outubro), visam compartilhar orientações sobre aposentadoria, pensões e outros benefícios previdenciários.

Todos os atendimentos vão acontecer das 8h30 às 18h sem interrupção para almoço. A primeira visita acontece nos dias 21 e 22 de outubro, nas dependências da Secretaria da Fazenda (Sefaz), com atendimento aberto aos servidores de todos os órgãos do Estado, em especial os lotados em órgãos localizados no CAB.

Os servidores do IAT vão ser atendidos na própria unidade no dia 23 de outubro; os da Maternidade Albert Sabin no dia 24; os do MP-BA, nos dias 29 e 30; e os do Hospital Couto Maia, no dia 31 de outubro. O atendimento é individualizado e o obedecem à ordem de chegada.

Serviços

Entre os assuntos tratados pelo Balcão Previdenciário estão descontos previdenciários, como utilizar o simulador de aposentadoria (via internet), tramitação de processos, recolhimento de contribuição previdenciária de servidores à disposição, abono de permanência e orientações sobre aposentadoria compulsória. Até o fim deste ano, a Previdência Estadual pretende levar orientações aos servidores públicos de todos os municípios da Bahia que sediam unidades regionais da saúde e educação – Dires e Direc.

O Balcão Previdenciário, lançado em outubro de 2011 pela Secretaria da Administração (Saeb), tem sido acolhido pelos órgãos estaduais que, mediante adesão voluntária, disponibilizam as condições necessárias para a sua execução – espaço físico e equipamentos. A visita do programa pode ser solicitada por todos os órgãos da administração estadual. Para isso, os gestores devem acessar o Portal do Servidor. Dúvidas sobre as visitas podem ser esclarecidas pelo telefone (71) 3116-5408.