Para conscientizar os beneficiários dos restaurantes populares de Salvador sobre o valor nutricional dos alimentos da agricultura familiar, que são utilizados na elaboração das refeições servidas nas unidades do Comércio e Liberdade, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) realiza atividades educativas, nesta quinta-feira (16), Dia Mundial da Alimentação.

Durante o horário do almoço, a partir das 12h, técnicos da Superintendência de Inclusão e Assistência Alimentar (SIAA) promovem diversas ações nos restaurantes, a exemplo de orientações de educação nutricional, distribuição de panfletos educativos sobre hábitos saudáveis, dicas de consumo adequado dos nutrientes na dieta diária, aferição de pressão arterial, entre outras.

Quem for aos restaurantes populares também pode participar da exposição de itens utilizados no cardápio, a exemplo de laranja, banana, aipim, batata-doce, banana da terra, feijão e farinha de mandioca, todos da agricultura familiar. De acordo com a superintendente da SIAA, Rose Pondé, “investir na agricultura familiar para garantir a segurança alimentar é reconhecer a importância ao Direito Humano à Alimentação Adequada da população baiana”.

Agricultura Familiar

Desde 1981, no dia 16 de outubro, comemora-se o Dia Mundial da Alimentação em mais de 150 países. O objetivo da data é alertar e conscientizar a opinião pública quanto a questões globais relacionadas com a nutrição e alimentação, e para incentivar a reflexão sobre a situação alimentar no Brasil.

Este ano foi escolhido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) como o Ano Internacional da Agricultura Familiar, com a finalidade de contribuir para a erradicação da fome e para a produção sustentável dos alimentos. Especialistas estimam que haja mais de 500 milhões de áreas de agricultura familiar no mundo, incluindo agricultores de pequena e média escala. São cerca de 4,5 milhões de estabelecimentos no Brasil dos quais 50% na região Nordeste.

Outubro Rosa

Simultaneamente às atividades do Dia Mundial da Alimentação, as mulheres que frequentarem os restaurantes populares do Comércio e Liberdade receberão laços cor de rosa, em alusão ao Outubro Rosa, mês em que se realiza a campanha para a prevenção do câncer de mama.