O acesso dos produtores rurais ao crédito em 27 territórios de identidade da Bahia terá maior rapidez e agilidade, com a aquisição pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura (Seagri), de 158 motocicletas para serem utilizadas pelos assessores de créditos do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), garantindo mobilidade e rapidez no assessoramento ao produtor rural.

O valor do contrato assinado é de R$ 1,5 milhão, oriundos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), tendo contrapartida do Governo do Estado, via Seagri, por meio do financiamento do programa ‘Pronaf Agroamigo’, operado pelo BNB. “Esta ação, que amplia e qualifica o acesso ao crédito do ‘Pronaf Agroamigo’, demonstra o apoio do governador Jaques Wagner à agricultura familiar da Bahia, segmento prioritário sob o ponto de vista econômico e social”, afirma o secretário da Agricultura, Jairo Carneiro.

Cooperação técnica

A Seagri ainda disponibilizará um acordo de cooperação técnica com o BNB e o Instituto Nordeste Cidadania, de modo a assegurar as condições de deslocamento dos agentes que utilizarão as motos – já equipadas com capacete, bagageiro, antena corta pipa – para chegar ao produtor, inclusive em locais de difícil acesso na zona rural.

Com essa atuação dos agentes de crédito do BNB, existe a possibilidade de alcançar mais de 54 mil operações no Plano Safra 2014/2015, lançado em julho deste ano em parceria com o BNB e Banco do Brasil.