A entrada e saída de vacinas contra as principais doenças, a exemplo da febre aftosa, brucelose e raiva, devem ser lançadas pelas revendas e distribuidoras no Sistema Informatizado da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri) até o próximo dia 31.

As equipes da Agência, distribuídas entre as 71 gerências técnicas e os 335 escritórios em todo o estado, estão orientando os proprietários dos estabelecimentos. O objetivo é informatizar o lançamento das vacinas adquiridas pelo produtor, que ficará dispensado da apresentação de relatórios impressos, o que dará mais segurança e agilidade ao sistema de defesa agropecuária.

Desde segunda-feira (13) até o final desta quarta (14), uma equipe composta por profissionais das gerências de Salvador e Valente está no município de Conceição do Coité, no nordeste baiano, para realizar os primeiros passos destinados à adesão das revendas – a criação dos perfis, o inventário do estoque de vacinas e o treinamento dos lojistas para o controle de entrada e saída de vacinas, por meio do sistema informatizado. Assim ocorrerá com todos os estabelecimentos cadastrados na Adab para comercialização das vacinas.

O coordenador Antônio Maia explica que, primeiramente, é criado um perfil e senha para cada revenda, caso ainda não tenha sido realizado tal procedimento na primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, em maio deste ano. A partir deste procedimento, a entrada e saída das vacinas passam a ser registradas, obrigatoriamente, e as informações podem ser consultadas facilmente pela Adab e pelo próprio produtor, se por acaso a nota fiscal de compra da vacina for extraviada.

“A primeira vista, pude perceber que os revendedores estão satisfeitos com a proposta que facilita o fluxo de informações entre as revendas e a Adab. Ainda assim, vamos fazer um acompanhamento mais próximo, monitorando se os lançamentos estão sendo realizados a contento, retirando dúvidas e reportando eventuais erros ou necessidades de adequação do Sistema”, afirma Maia.

Estoque

O registro do controle do estoque de vacinas já acontece de forma manual e é considerado fundamental no confronto de informações, principalmente, para a obtenção do resultado da campanha de vacinação contra a febre aftosa. “Por isso, as revendas precisam estar alinhadas ao sistema para a segunda etapa de vacinação deste ano, que acontece em novembro, de 1º a 30”, ressalta o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal.

Segundo ele, dessa forma, a Adab irá verificar “o êxito da estratégia, para que, num futuro bem próximo, possa facilitar a declaração pelo próprio criador, com segurança, transparência e comodidade, sem a necessidade do mesmo comparecer ao escritório da Agência. Os elos da cadeia precisam estar estabilizados, dando confiabilidade para que a diretoria da Agência possa, definitivamente, informatizar a declaração do criador”.