Com o objetivo de discutir temas relacionados ao clima urbano, principalmente o aumento do calor e a poluição do ar, a Secretária de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia (Secti), juntamente com a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e o projeto Qualidade do Ambiente Urbano de Salvador (QUALISalvador), realiza o evento Urban Climate and Urban Plannig, nesta quarta-feira (22), às 10h, no Auditório Magno Valente, localizado na Escola Politécnica, no bairro da Federação.

A palestra em inglês, do professor doutor Lutz Katzschner, terá a orientação de cientistas e planejadores para instruir os participantes sobre a melhor maneira de solucionar os problemas relacionados ao tema, as quais visam propostas econômicas e práticas, que englobam gestão, planejamento e desenho urbano, para diminuir a incidência de calor. Serão apresentadas metodologias para a construção de mapas climáticos urbanos, exemplificados por diferentes estudos de caso e apresentação de mapas sínteses com recomendações para a melhoria do clima urbano.

Troca de conhecimento

A diretora de Fortalecimento Tecnológico Empresarial da Secti, Telma Côrtes, explica que é necessário uma contribuição para a criação de um indice de qualidade urbano-ambiental da capital baiana. “No âmbito do Projeto QUALISalvador, os estudos serão desenvolvidos no contexto de uma rede que envolve instituições de pesquisa, entes governamentais e organizações da sociedade civil, na perspectiva de incorporar visões e demandas diferenciadas sobre a problemática urbano-ambiental. Outro propósito é viabilizar a troca e disseminação de conhecimento, além de fundamentar a ação dos distintos entes que lidam e intervêm, direta e indiretamente, na realidade estudada”.

O professor Lutz Katzschner coordena programas de despoluição do ar e de bioclimatologia na Faculdade de Arquitetura, Planejamento Urbano e Paisagem da Universidade de Kassel (Alemanha) e na Universidade de Hong Kong (China). Desde 1995, ele integra o grupo de pesquisa no Brasil envolvendo várias universidades. Na Alemanha, é integrante da Comissão de Desenvolvimento Sustentável do Estado da Renânia do Norte-Vestfália (NRW) e membro convidado do Comitê Consultivo para Políticas voltadas para Sustentabilidade do Estado de Haseen.