A sonoridade da Bahia desembarca em terras espanholas esta semana, na Womex – World Music Expo, uma das mais importantes feiras de negócios e oportunidades do mercado da música internacional. Esta é a 20ª edição do evento, que começa nesta quarta-feira (22) e continua até o dia 26, em Santiago de Compostela, na Espanha.

Na ocasião, serão lançados os volumes 6 e 7 do CD Bahia Music Export (BMEX) – Programa de Apoio à Promoção Internacional da Música da Bahia, promovido pela Secretaria de Cultura (Secult) e pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). Também com apoio da Secult, o grupo Sertanília fará um show representando os artistas que compõem as coletâneas. A apresentação está marcada para sábado (25), às 22h30, no palco Atlantic Connections, no Teatro Principal.

Este ano, a Secult está presente no evento por meio de um estande, em parceria com o Brazil Music Exchange, onde o público pode ter acesso às produções musicais da Bahia que compõem os CDs do BMEX. “Nesse espaço, os empresários podem se reunir e realizar rodadas de negócios com seus pares do setor internacional de música. Além disso, o estande ajuda a recepcionar os jornalistas, programadores de festivais, de rádios, selos e gravadoras interessadas em realizar negócios e parcerias com a Bahia”, explica a assessora de Relações Internacionais da Secult, Monique Badaró.

A banda Sertanília apresenta ao público sonoridade inspirada nas diversas manifestações culturais do sertão brasileiro – coco, maracatu, sambadas e ternos de reis. O grupo, que já fez shows em Portugal, na Holanda e na própria Espanha, é composta por Aiace (vocais), Anderson Cunha (violão, bandolim e viola) e Diogo Flórez (percussão), acompanhados pelos músicos João Almy (violão), Fernanda Monteiro (violoncelo), Mariana Marin (percussão) e Raul Pitanga (percussão).

Bahia Music Export

Desde 2010, a Funceb, juntamente com a Assessoria de Relações Internacionais da Secult, lança anualmente as coletâneas Bahia Music Export, que têm como objetivo promover a difusão internacional de artistas representantes da diversidade da música baiana. Além da internacionalização da produção artístico-cultural, o programa prevê a inserção efetiva da mesma na economia do Brasil e do mundo. Na 20 ª WOMEX, serão lançados os volumes 6 e 7 da coletânea, totalizando 31 artistas e grupos contemplados.