Do samba de roda ao hip hop, passando pelo rock, rap, MPB, chula, tecnobrega, reggae e soul. A diversidade e a riqueza musical dão a tônica dos dois novos volumes da coletânea Bahia Music Export (BMEX). Os álbuns 6 e 7 reúnem 29 canções interpretadas por grupos e artistas da capital e do interior do estado.

O lançamento dos álbuns ocorreu durante a 20ª Womex – World Music Expo, uma das mais importantes feiras de negócios e oportunidades do mercado da música internacional, em Santiago de Compostela, na Espanha, de 22 a 26 de outubro. A banda Sertanília, uma das integrantes do Volume 6, se apresentou no evento.

Jussara Silveira, Retrofoguetes, Samba de Nicinha, Samba Chula de São Braz, Jurema, entre outros músicos baianos, participam do Volume 6, destinado a gêneros variados. Já Russo Passapusso, OQuadro, Ministereo Público, I.F.Á Afrobeat  e DaGanja são alguns dos artistas que tiveram faixas selecionadas para integrar o Volume 7, no qual estão músicas com ritmos e sonoridades bass culture.

Resultados

O projeto integra o Programa de Mobilidade Artística e Cultural, promovido pela Secretaria de Cultura (Secult) e pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). O objetivo é dar mais visibilidade à produção da cena musical baiana independente fora do Brasil e contribuir com a conquista de novos mercados.

“A partir do BMEX, já tivemos resultados como a realização de shows com os artistas e gravação de discos. As coletâneas 2014 confirmam o quanto a música na Bahia – tanto na capital comono interior – é dinâmica e está em constante movimento, atenta às suas tradições e ao mesmo tempo conectada com as tendências mundiais contemporâneas”, afirma a assessora de Relações Internacionais da Secult, Monique Badaró.