A Secretaria de Cultura (Secult) divulgou nesta quinta-feira (9) a relação final dos eleitores e candidatos dos Colegiados Setoriais de Cultura da Bahia. Ao todo, 953 eleitores e 154 candidatos estão participando do processo democrático. A partir de sexta (10), estará aberto o período de votação para nove colegiados, dos setores de Arquivos e Memória, Bibliotecas, Culturas Afrobrasileiras, Culturas Indígenas, Culturas Populares, Design, Livro e Leitura, Museus, e Patrimônio. As eleições acontecem por meio no site da Secult.

O Colegiado Setorial de Moda, que divulgou na última quarta (8) o resultado inicial da validação de cadastros, recebe até esta sexta-feira os recursos dos participantes, que tiveram inscrição indeferida, pelo e-mail colegiadossetoriaisdecultura@yahoo.com.br. O setor de moda inicia a votação no próximo dia 14. As eleições de todos os dez colegiados se encerram em 3 de novembro.

Cada Colegiado Setorial de Cultura será composto por nove membros, sendo três do poder público, escolhidos pelo secretário de Cultura, e seis da sociedade civil, eleitos pelo processo participativo. É compromisso de um colegiado setorial orientar e respaldar decisões políticas voltadas a cada área, atuando como instâncias de consulta, participação e controle social das ações promovidas pelo poder público.

Em parceria com a sociedade civil, a Fundação Pedro Calmon (FPC), o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), e a Superintendência de Promoção da Cultura (Suprocult) estão diretamente comprometidas com as eleições dos colegiados setoriais.