Antecipando a temática do mês da Consciência Negra, celebrado em novembro, o Seminário Nacional Mulher e Cultura (SNMC), que acontece no Complexo dos Barris, em Salvador, de 28 a 31 de outubro, trará escritoras, gestoras públicas, artistas, militantes, pensadoras e empreendedoras culturais negras para os debates que terão como foco principal o protagonismo feminino na cultura em seus diversos aspectos.

Estarão nas mesas de debate, para tratar dos temas tradição, contemporaneidade, comunicação, artes, entre outros, nomes como Angélica Basthi (RJ), Fernanda Felisberto (RJ), Ana Maria Gonçalves (MG), Mãe Beata de Iemanjá (RJ), Lourdinha Siqueira (MA), Carol Barreto (BA). Nestes temas, o recorte racial será tratado com profundidade, trazendo as nuances que envolvem a representação da mulher negra nestes campos.

Diálogos sobre racismo, gênero, relações raciais, a presença da mulher negra na mídia, práticas excludentes e reprodutoras de estereótipos sobre a população negra e avanços nestas áreas são alguns dos assuntos transversais dos debates. A programação também inclui exposição e venda de literatura, moda, estética e artesanato temáticos, todos resultados do empreendedorismo feminino negro.

Temas

As artes negras estarão presentes logo na abertura do evento (no dia 28), com o recital ‘Vozes Negras’, que reunirá atrizes do Bando de Teatro Olodum, em apresentação inédita falando de amor, resistência e afirmação. Na quarta-feira (29), às 11h30, a atriz de Iléa Ferraz (RJ) fará o monólogo musical ‘Cheiro da Feijoada’, que trata da origem da feijoada e revela a importância da presença do afro descendente, na formação da cultura brasileira. Além da música, a Biblioteca Pública receberá, nos quatro dias, estandes de moda, com a estilista Mada Negrif, de bioartesanato, com a Preta Brasil, de produtos de beleza e estética negras, com o coletivo socioempresarial Magia Azeviche e de livros, com a participação da Kitabu – Livraria Negra (RJ).

Na quinta-feira (30), às 18h, no foyer da Biblioteca, a escritora Vanda Machado fará sessão de autógrafos com seu livro ‘Pele da cor da noite’, que trata do pensamento africano na construção do Projeto Político-Pedagógico Irê Ayó. O projeto sugere outra possibilidade de formação – ensinar colocando quem ensina e quem aprende na mesma condição de desvelamento.

Durante o encerramento na sexta-feira (31), as cantoras baianas Juliana Ribeiro, Savannah Lima e Gal do Beco farão o show musical gratuito ‘En’Canto’ numa homenagem às mulheres do samba brasileiro, na Praça Tereza Batista – Pelourinho, a partir das 19h. Os debates e intervenções artísticas durante a programação serão restritos às credenciadas para o evento. Já as exposições e vendas temáticas serão abertas ao público nos espaços livres da Biblioteca Pública dos Barris.

Realização

O seminário é realizado pela Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura – Bahia, com parceria do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC), da Universidade Federal da Bahia (Ufba), por meio do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (Neim), da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), da Secretaria de Comunicação (Secom-BA) e da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese). Toda a programação pode ser consultada no site da Fundação.