A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), abre inscrições para a última turma da edição de 2014 do projeto ‘Escritas em Trânsito’, que promove oficinas gratuitas ministradas por  autores da literatura contemporânea de língua portuguesa.

A oficina ‘Poesia do Verso ao Vídeo’, com João Bandeira, poeta e mestre em Literatura Brasileira, será de 12 a 14 deste ano, na sala multiuso da Diretoria de Audiovisual da Funceb (Dimas), no Complexo Cultural dos Barris, das 14 às 18h. As inscrições devem ser feitas pelo formulário online disponível em no link, até a meia-noite de 2 de novembro. São disponibilizadas 20 vagas.

Nesta oficina, Bandeira combina exposições de tópicos teóricos referentes ao campo da poesia e leituras programadas de poemas selecionados, que embasam as atividades realizadas pelos participantes, com destaque para modalidades diversas de exercícios de escrita.

As referências apresentadas como estímulo à criação abrangem autores e obras de diferentes âmbitos culturais, privilegiando a produção das vanguardas históricas do século 20 até a atualidade e suas interfaces com as áreas do design gráfico e das artes plásticas. Na parte prática, serão realizadas atividades baseadas em três tópicos principais – ‘Tradição e talento individual’, ‘Vozes diversas da poesia: som, imagem e ideias’ e ‘Poeta, o que faz: da língua à linguagem’.

Eventos literários

Lançado em 2012, o ‘Escritas em Trânsito’ é resultado do diálogo entre a Coordenação de Literatura da Funceb e a sociedade civil em diversos encontros setoriais e eventos literários, nos quais foi enfatizada a necessidade de se ter acesso às discussões e diálogos que movimentam a cena literária nacional.

O projeto responde às políticas de formação e fomento no âmbito da literatura, oferecendo ainda aos profissionais do setor, na Bahia, o aprofundamento e o diálogo com outros artistas da palavra – poetas, escritores e ficcionistas de diversas origens e de vários estilos e formatos, todos reconhecidos e relevantes no Brasil, premiados e legitimados por uma crítica qualificada, possibilitando aos baianos o contato com a experiência destas pessoas.

Em 2014, a oferta foi de seis cursos. Já ocorreram oficinas com Leonardo Villa-Forte, Laura Castro e Clara Domingas; Carol Bensimon; Ricardo Domeneck; Marília Garcia; e Antonio Cicero, encerrando agora com João Bandeira.