O Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) divulgou nesta quarta-feira (15) o resultado do Edital de Fomento à Produção Audiovisual Baiana 2014, realizado por meio da chamada pública 01/2014 da Agência Nacional do Cinema (Ancine), que tem como objeto suplementar recursos financeiros aportados por órgãos da administração pública direta ou indireta estadual.

O edital, aberto em julho de 2014 pela a Secretaria de Comunicação Social (Secom), por meio do Irdeb, disponibiliza um valor global de R$ 6,3 milhões para produção de projetos de documentários, telefilmes de ficção e obras seriadas de ficção, documentais e de animação, com destinação e exibição inicial em televisão.

Os projetos contemplados têm janela assegurada de exibição na TV Educativa da Bahia, mas as produtoras podem negociar posteriormente suas obras com outros canais, atendendo à demanda por conteúdos regionais da lei da TV Paga.

Para o diretor-geral do Irdeb, José Araripe Jr, é cada vez mais constante e intensa a produção de curtas e longas para o cinema na Bahia, que entra numa nova era, a de produzir séries para TV, tendência nacional prevista na nova lei de TV a cabo.

“Com este edital, é isso que a Secom, junto com a Ancine, proporciona às produtoras independentes baianas. Esta nova fronteira de produção de conteúdos dinamiza a criação, impulsiona a cadeia econômica, oferecendo assim mais oportunidades de empregos para os profissionais baianos do audiovisual”.

A Ancine junto com a TV Brasil, pretende lançar ainda este ano mais um edital, que contemplará também a região Nordeste, para produção de conteúdos para as TVs Públicas. A Secom/Irdeb também prepara novo edital para o segmento. Este ano, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), já realizou investimento via Fundo de Cultura no valor de R$ 6,5 milhões para o audiovisual baiano.

Geração de emprego e renda

No edital, um terço dos recursos será disponibilizado pelo Irdeb e os outros dois terços investidos pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Ancine, por meio do Programa Brasil de Todas as Telas. O investimento para obras seriadas será de R$ 4.1 milhões e para documentários e telefilmes será de R$ 2,2 milhões.

O objetivo do edital é atender às demandas presentes nos diversos segmentos da atividade e o fortalecimento da cadeia produtiva do audiovisual baiano. A indústria audiovisual tem grande potencial de crescimento no Brasil, impactando, direta e positivamente, na geração de emprego e renda. A iniciativa prevê a geração de inúmeros postos de trabalho diretos e indiretos e o envolvimento de aproximadamente 200 empresas, sendo onze produtoras audiovisuais e cerca de 189 fornecedores de serviços.

Comissão de seleção

Integraram a comissão de seleção, profissionais de renome da área de audiovisual, de diversos estados brasileiros e indicada pela Associação de Produtores e Cineastas da Bahia (APC Bahia), Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e validada pela comissão do Audiovisual do Conselho de Comunicação do Estado da Bahia – José Araripe Jr, Marco Antônio Coelho, Torquato Joel e Hilton Lacerda.

Para o jornalista Marco Antônio Coelho, a experiência foi gratificante e surpreendente, por causa do alto nível das propostas apresentadas o que, segundo ele, “tornou o trabalho do júri muito agradável e tranquilo a despeito do volume das proposições”.

Outro ponto apontado por Coelho foi o fato do conjunto dos projetos ter revelado uma grande maturidade e preparo dos produtores baianos. Para a produtora catarinense Luiza Lins, a surpresa veio da diversidade de temas apresentados. Segundo ela, foi difícil escolher. “Alguns ótimos projetos ficaram de fora. Foi uma pena, mas tenho certeza que em breve serão produzidos”.

Vencedores

Categoria A – Obra Seriada Animação – 26 episódios de 1’30’’

‘Bill, O Touro’, da produtora Origem Comunicação, de Lauro de Freitas (Ducca Rios e Maria Luiza Barros)
‘Natureza do Homem’, da Inspirar Comunicação, de Salvador (Caó Cruz Alves e Fausto Júnior)

Categoria B – Obra Seriada Ficção – 13 episódios de 3’

‘A Professora de Música’, da Voo Audiovisual, de Ipiaú (Edson Bastos e Henrique Oliveira)
‘Botecam’, da Sereia Filmes, de Salvador (Cristian Lopez).

Categoria C – Obra Seriada Ficção – 13 episódios de 26’

‘Francisco só Quer Jogar Bola’, da DOC Doma, de Salvador (Sofia Federico e João Rodrigo Mattos).

Categoria D – Obra Seriada Documental de Cinco Episódios de 26’

‘O Senhor das Jornadas’, da Truq Vídeo, de Salvador (Jorge Alfredo)
‘Diversidade’, da Dois Arroz, de São Félix (Leandro Santos Rodrigues e Elen Linth).

Categoria E – Documentário com Duração Mínina de 50’ e Máxima de 120′

‘1798: A Conspiração e a Devassa’, da Portfolium, de Salvador (Antônio Olavo)
‘A Cidade do Futuro’, da Coisa de Cinema, Salvador (Cláudio Marques e Marília Hughes).

Categoria F – Telefilme Ficção com Duração Mínima de 50’ e Máxima de 120′

‘Café com Canela’, da Rosza Filmes, de São Félix (Ary Rosa e Glenda Nicário)
‘A Finada Mãe da Madame’, da Santa Luzia, de Salvador (Bernard Attal).