O Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) vai participar do 69º aniversário da ONU (Organização das Nações Unidas), em um concerto especial que acontece no dia 24 de outubro, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Os músicos embarcam para os Estados Unidos no sábado (18), logo após o concerto comemorativo dos sete anos do Neojiba, que acontece no Teatro Castro Alves, nesta sexta-feira (17). No Programa, estarão obras que já são conhecidas do público do Neojiba, como Danzón n.2, de Arturo Márquez, e o concerto para piano e orquestra nº1, de Tchaikovsky.

A apresentação conta com o Mensageiro da Paz Pela ONU, pianista Lang Lang, e acontecerá no General Assembly Hall, do United Nations Headquarters. Será montada a United Nations Symphony Youth Orchestra, formação especial que conta com 81 músicos de diversos países onde há projetos inspirados pelo aclamado El Sistema venezuelano, sendo 14 do Neojiba. O evento será aberto à comunidade diplomática, à equipe da ONU e convidados especiais e será seguido de um jantar de gala promovido pela Lang Lang International Music Foundation.

O concerto intitulado Lang Lang & Friends at the UN: Celebrating UN Day convida o regente do El Sistema, Manuel López-Gómez, que está, junto com o pianista Lang Lang, montando uma orquestra jovem internacional especialmente para a ocasião. Manuel conduziu a Orquestra Juvenil da Bahia no concerto de fundação do Neojiba, em 2007, no Teatro Castro Alves. De acordo com nota do Department of Public Information da ONU, “esta especial orquestra jovem reflete o caráter internacional da ONU e ressalta o foco da Organização nos jovens e na sua educação como cidadãos globais".