A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) volta a se apresentar na Catedral Basílica, no Centro Histórico de Salvador, neste sábado (4), às 18h, em mais um concerto com entrada gratuita, pela Série Manuel Inácio da Costa. Desta vez, os convidados são o maestro, violinista e compositor cearense Arthur Barbosa e o violoncelista argentino Carlos Nozzi, como solista.

Para o público foi reservado um programa de músicas contemporâneas e também do século 18. De Arthur Barbosa, apresenta ‘Suíte Scarpin’ e dos compositores austríacos Joseph Haydn (Concerto para violoncelo nº1 em Dó Maior), e Wolfgang. A. Mozart (Sinfonia Nº 41 ‘Júpiter’).

A Osba tem como curador artístico o maestro Carlos Prazeres e é mantida pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio da Fundação Cultural (Funceb) e do Teatro Castro Alves (TCA).

Solista

Nasceu em Rosário, Argentina. Desenvolveu seus estudos de violoncelo no Instituto Superior de Música, no Robert Schumann Institut de Düsseldorf, Alemanha, e no Conservatório de Lucerna, Suíça. Desde 1983 é solista de violoncelo da Orquestra Filarmônica de Buenos Aires.

Também integra o Grupo Encuentros de Música Contemporánea, apresentando concertos na Europa, Estados Unidos, China e América Latina. Com frequência atua como solista convidado da Orchestre Symphonique du Jura, em Delémont, na Suíça.

Em um momento memorável, em 1996, se apresentou em Buenos Aires com o consagrado violoncelista Yo-Yo Ma, em um duo de Alain Barrière, sendo aclamado pela crítica e pelo público. Carlos Nozzi é professor do Instituto Superior de Arte do Teatro Colón, da Argentina. Participa ainda de importantes grupos de música popular, o Tanguíssimo e o Sexteto Nuevo Tango, último conjunto criado pelo mestre Astor Piazzolla.

Maestro Arthur Barbosa

Nascido em Fortaleza, Ceará, radicou-se no Rio Grande do Sul, desde 1995. Tem se dedicado intensamente à pesquisa das diversas manifestações musicais da América Latina, incorporado toda essa diversidade ao seu trabalho. Possui composições executadas em vários países por orquestras como a Camerata Bern (Suíça), Klagenfurt Symphony Orchestra (Austria), Orquestra Sinfônica de Mendoza (Argentina), Southern Mississipi Symphony Orchestra (EUA) e Symphony of the Américas (Flórida-EUA), entre outras.

No seu acervo autoral estão sinfonias, concertos, músicas de câmara, arranjos e trilhas sonoras para espetáculos de dança, teatro e cinema. Desde 2006, Arthur Barbosa atua também como maestro, conduzindo suas próprias peças, além de reger diversas orquestras brasileiras com o repertório tradicional.