A 16ª edição do projeto Quarta que Dança, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), vinculada à Secretaria de Cultura (Secult), chega à penúltima semana, oferecendo ao público, nesta quarta-feira (22), espetáculos gratuito em três espaços de Salvador – Campo Grande, Alagados e Engenho Velho de Brotas.

A Praça do Campo Grande recebe, às 16h, a dança de rua ‘We can do it!’, dirigida por Michele Araújo. O trabalho busca afirmar a presença feminina na produção da dança urbana, com elenco formado só por mulheres, expressando a luta pela conquista de espaços e provocando reflexão sobre o papel da mulher na sociedade.

À noite, o público poderá escolher entre dois espetáculos – ‘Para Sempre Isadora’, da Contemporânea Ensemble, no Espaço Cultural Alagados, às 19h, e ‘Balacochê’, nova montagem da Bamberg Cia. de Dança, no Cine-Teatro Solar Boa Vista, às 20h.

O primeiro espetáculo conta a vida de Isadora Duncan, ícone da dança moderna, considerada a precursora da dança livre, que rompeu com os padrões do ballet clássico e devolveu a dança ao seu valor como arte sagrada e popular. Coreografias originais criadas por esta dançarina, entre 1900 e 1927, são atualizadas pela diretora artística do Mantra Centro de Dança, Fátima Suarez, e a diretora artística da Isadora Duncan Foundation de Nova Iorque, Lori Belilove.

A obra ‘Balacochê’ mergulha no universo de baianos, explorando processos criativos de pessoas comuns, do povo que habita a cidade do Salvador, a partir das suas pluralidades, saberes e sabores. Oito bailarinos levam à cena movimentos de investigação e criação, que envolvem estruturas e vocabulários de movimentos que caracterizam as danças de salão. Mais informações sobre o projeto e a programação estão disponíveis no site da Fundação.