A participação e a realização feminina no cinema serão pauta da exibição ‘Mulher, Cultura e Cinema’, nesta quarta (29) e quinta-feira (30), às 19h, integrando a programação do Seminário Nacional Mulher e Cultura (SNMC). De terça a sexta-feira (28 a 31), no Complexo Cultural dos Barris, em Salvador, o seminário trará para o público uma série de atividades artísticas e culturais, além de debates variados. Aberta ao público, a exibição será na Sala Walter da Silveira.
Para a professora do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e presidente da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA), Laura Bezerra, a mulher, com frequência, aparecia como musa inspiradora e/ou como objeto de repulsa, veneração ou desejo.
“De uma forma ou de outra, elas eram objeto, não sujeito, projeção, não olhar. Isso mudou. Cada vez mais as mulheres vêm ocupando as mais diversas funções no audiovisual. Temos hoje inúmeras diretoras, roteiristas, produtoras, editoras, técnicas de som, maquinistas", afirma.