A participação e a realização feminina no cinema serão pauta da exibição ‘Mulher, Cultura e Cinema’, nesta quarta (29) e quinta-feira (30), às 19h, integrando a programação do Seminário Nacional Mulher e Cultura (SNMC). De terça a sexta-feira (28 a 31), no Complexo Cultural dos Barris, em Salvador, o seminário trará para o público uma série de atividades artísticas e culturais, além de debates variados. Aberta ao público, a exibição será na Sala Walter da Silveira. 
 
Para a professora do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e presidente da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA), Laura Bezerra, a mulher, com frequência, aparecia como musa inspiradora e/ou como objeto de repulsa, veneração ou desejo. 
“De uma forma ou de outra, elas eram objeto, não sujeito, projeção, não olhar. Isso mudou. Cada vez mais as mulheres vêm ocupando as mais diversas funções no audiovisual. Temos hoje inúmeras diretoras, roteiristas, produtoras, editoras, técnicas de som, maquinistas", afirma. 

Exposição

De terça a sexta-feira, o foyer da Biblioteca Pública do Estado da Bahia recebe a exposição ‘Bordar os Sonhos’, da arte-educadora e ilustradora Flávia Bonfim, uma atividade também integrante do Seminário Nacional Mulher e Cultura. A mostra é resultado de um projeto de bordado contemporâneo idealizado por Flávia, desde julho de 2013, e realizado no bairro de Sussuarana, em Salvador, reunindo 20 mulheres que compartilham histórias e criam imagens de suas memórias, cotidianos e principalmente de seus sonhos. 
Essas imagens são construídas pela técnica do bordado livre. Em novembro do ano passado, o grupo criou a campanha ‘Sonhe’, que consistiu da venda de pequenos bordados com renda revestida para o financiamento da publicação de um pequeno livro/catálogo sobre o projeto, suas participantes e seus bordados. A exposição terá 20 imagens produzidas ao longo dessa trajetória e o livro/catálogo, publicado em parceria com a editora Movimento Contínuo, será vendido durante o evento.
O SNMC é uma realização da Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC), da Universidade Federal da Bahia (Ufba), por meio do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (Neim), da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), da Secretaria de Comunicação (Secom) e da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese). A programação do SNMC pode ser consultada no site da Fundação Pedro Calmon