Cerca de 20 mil alunos da rede pública estadual vão passar pela Arena Fonte Nova, até quinta-feira (30), durante a realização do 3º Encontro Estudantil Todos Pela Escola, que este ano homenageia o centenário de Dorival Caymmi. A cerimônia de abertura do evento, que aconteceu na manhã desta terça (28), contou com a presença do governador Jaques Wagner, de representantes da Secretaria Estadual de Educação, organizadora do evento, e de alunos e professores de todo o estado. Para o encontro, caravanas das 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc) começaram a chegar desde a semana passada para expor seus trabalhos nos espaços montados na arena.

Ao chegar à Arena Fonte Nova, o governador Jaques Wagner visitou stands das feiras de matemática e conheceu o simulador de voo, um equipamento moderno utilizado em cursos oferecidos pela rede pública de Salvador. Para o governador, a qualidade dos trabalhos expostos demonstram a potencialidade dos jovens baianos. "Gostei muito de tudo que vi aqui, isso mostra a criatividade e a capacidade que esses meninos têm quando são criadas oportunidades como essa. É um estímulo para os estudantes baianos poder criar e produzir projetos de arte e tantos outros dentro do ambiente escolar, além das aulas tradicionais".

O encontro vai reunir, entre hoje e quinta-feira, os projetos desenvolvidos neste ano em mais de mil escolas baianas da rede pública, entre trabalhos científicos, artes visuais, literatura, esportes, música, dança, cinema. A reunião de todas essas iniciativas em um único espaço possibilita uma experiência importante para os estudantes, segundo o secretário de Educação, Osvaldo Barreto. "Reunimos aqui o resultado de trabalhos e projetos que são desenvolvidos em cada escola, com cada criança, ao lado dos professores. Isso estimula a educação e a vivência de experiência única para todos os envolvidos".

Programação

Durante os próximos três dias, diversos eventos serão promovidos dentro da grade do encontro, como Festival Anual da Canção (Face), que contará com a apresentação de 15 músicas selecionadas , além da exposição de 33 obras literárias que serão exibidas durante o sarau do Tempos de Arte Literária (TAL), além de Mostra de Dança, Feira de Ciência e Matemática, 15 curtas-metragem, e muitos outros, que, juntos, formam quase 500 trabalhos que ficarão reunidos nos níveis 3, 4, 5 e 6 da Arena Fonte Nova.

Outra forma de incentivar a educação como espaço inclusivo e de socialização é a inclusão dos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp) na programação do encontro, que promove competições de futsal, basquete e vôlei, além de festival de judô, xadrez e capoeira. A programação completa do 3º Encontro Estudantil Todos Pela Escola está disponível no Portal da Educação.

Publicada às 10h20
Atualizada às 11h30