Estudantes do curso de Agentes de Limpeza do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do município de Uibaí, participam nesta quarta-feira (29) de aula prática sobre compostagem, ministrada pelo gerente regional em Irecê da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) – vinculada à Secretaria de Agricultura (Seagri) –, Edvaldo dos Santos Reinaldo Filho. A capacitação, promovida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), em parceria com a Prefeitura de Uibaí, acontece às 14h30, no Colégio Manoel Levi, em Uibaí.

Segundo Edvaldo Reinaldo, a prática da compostagem com a utilização do lixo orgânico, como podas de galhos de árvores das praças e ruas, gramas, folhas de jardins, cascas de frutas, estercos de animais, dentre outros materiais, proporciona a produção de excelente composto orgânico, que pode ser utilizado como adubo em hortas escolares, praças e jardins domésticos.

Preservação ambiental

Edvaldo Reinaldo afirma que a técnica da compostagem, utilizando o lixo orgânico urbano, promove a reciclagem de materiais que seriam direcionados aos aterros sanitários, provocando seu enchimento rápido, já que este tipo de lixo representa mais de 40% dos resíduos sólidos urbanos gerados no município.