O ‘3º Encontro Estudantil Todos pela Escola – ciência, arte, esporte e cultura’ vai transformar a Arena Fonte Nova, em Salvador, em um palco de competições esportivas. Entre os dias 28 e 30 de outubro, o Nível 3 da Arena vai receber quase dois mil estudantes da capital baiana e da Região Metropolitana de Salvador (RMS) para as competições dos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), nas modalidades futsal, judô, basquete, capoeira, handebol e voleibol. A iniciativa também inclui as disputas do Festival de Xadrez, que acontecem no Nível 6.

O Jerp, projeto da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, tem o objetivo central de fortalecer a cultura corporal e as práticas esportivas no currículo da educação básica, tendo como princípios a diversidade, ética, integração, socialização, inclusão, participação, cooperação, regionalismo e emancipação. Os estudantes vão competir nas etapas finais de basquete, futsal, handebol e vôlei, além de participar dos festivais de capoeira, xadrez e judô.

Além dos jogos realizados na capital, o Jerp promoveu competições em todo o estado da Bahia, em culminâncias organizadas pelas 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc). A programação completa está disponível no Portal da Educação.

Sarau do TAL

Narrativas, poemas, cordéis, crônicas, prosas, contos e outras produções literárias que valorizam as manifestações regionais e o cotidiano dos estudantes são o foco do projeto Tempos de Arte Literária (TAL). Em sua sexta edição, a iniciativa integra a programação do 3º Encontro Estudantil Todos pela Escola, com o 6º Sarau do TAL, no dia 28, às 18h, no Nível 6 da Arena Fonte Nova, no Salão das Artes.

O Sarau consolida as experiências criativas e literárias, a consciência crítica e social dos estudantes e exalta a diversidade cultural da Bahia em 1.147 escolas da rede estadual de ensino. Serão apresentadas 33 obras de artes literárias estudantis selecionadas nas fases escolares e regionais.

Nos textos, os estudantes imprimem as suas impressões e percepções sobre a vida, a efemeridade das dimensões da temporalidade, as questões da infância e da adolescência, os conflitos que envolvem o viver, os elementos da natureza (o sol, o vento), a igualdade e os amores e desamores.