Os professores Myria Ribeiro da Silva, Ricardo Matos Santana, Natiane Cavalho Silva, Carla D. C. Dutra, Dejeane Silva e Conceição Filgueiras, do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), foram premiados durante a International Conference on Nursing Knowledge NNN – From Concepts to Translation (Conferência Internacional do Conhecimento de Enfermagem NNN – Dos conceitos à Translação). O evento foi realizado pela Universidade Católica de Porto, em Portugal.

Os pesquisadores da Uesc apresentaram o trabalho ‘Prototype a tool for clinical practice and academic nursing: functional health patterns as starting point’ (Protótipo de uma ferramenta para a prática clínica e acadêmica de enfermagem: os padrões funcionais de saúde como ponto de partida).

Desenvolvido pelos professores do curso de enfermagem, no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Metodologias na Enfermagem (Nepmenf) e no projeto de extensão Processo de Enfermagem: Metodologias e Estratégias de Ensino-aprendizagem (Procenf), o trabalho constituiu na modelagem de um protótipo de ferramenta educativa apropriada para substituir o modelo tradicional utilizado para o ensino dos Padrões Funcionais de Saúde (PFS).

O objetivo da pesquisa é contribuir para a compreensão dos PFS e proporcionar o desenvolvimento da habilidade diagnóstica. O protótipo teve como base a Taxonomia II da Nanda-International (organização internacional que regula e define diagnósticos de enfermagem no mundo) e aplicado aos alunos, professores e enfermeiros, tendo evidências favoráveis a seu emprego na realidade acadêmica e profissional.

O evento

De grande importância para a enfermagem, a conferência reúne pesquisadores renomados da área da sistematização da assistência de enfermagem, com a finalidade de buscar subsídios para ampliação do uso das Classificações Internacionais de Enfermagem (Nanda, Noc E Nic), em consonância com a prática docente.

Durante o evento, foram discutidos aspectos epistemológicos da enfermagem, com ênfase na definição do conhecimento de enfermagem, segurança do paciente, julgamento clínico/considerações clínicas, resultados e cuidados centrados no paciente, avanços na prática de tecnologia da informação e em educação de enfermagem voltados à saúde.