Três municípios baianos, Alagoinhas, Eunapólis e Itabuna, firmaram, nesta quarta-feira (1º), termos de compromisso com o Ministério da Saúde (MS), Ministério da Educação e Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) para a implantação de cursos de medicina. Outras três cidades, Jacobina, Juazeiro e Guanambi, foram selecionadas pelo Ministério da Saúde e deverão assinar o compromisso nos próximos dias. A iniciativa faz parte de uma das etapas do Programa Mais Médicos, que prevê a criação de 39 faculdades de medicina na rede privada de ensino no Brasil, seis delas na Bahia.

A primeira parada foi em Alagoinhas, a 115 quilômetros de Salvador, onde o secretário da Saúde do Estado, Washington Couto, assinou o compromisso juntamente com o prefeito da cidade, Paulo Cezar Simões, o secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (MS), Heider Pinto, secretário municipal de Saúde, Reginaldo Paiva, e o superintendente de Recursos Humanos da Sesab, Washington Abreu.

“Para a Bahia é mais um grande salto no processo de consolidação da saúde de qualidade para todos. Teremos, com mais estes seis cursos de medicina na rede privada, o fortalecimento de nossas macrorregiões de saúde e a garantia da ampliação do número de profissionais médicos no futuro próximo”, afirmou Washington Couto.

Preparação de profissionais

Para o prefeito de Alagoinhas, Paulo Cezar Simões, “não foi por acaso que Alagoinhas foi escolhida como a primeira cidade a ter esse curso de medicina. Nos preparamos para isso e estamos muito felizes com a oportunidade de crescimento”, avaliou

De acordo com o secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (MS), Heider Pinto, além das obras de construção, requalificação e ampliação das unidades de saúde, o Programa Mais Médicos busca intensificar a dimensão da preparação desses profissionais de saúde para o futuro.

“Embora a população conheça apenas uma parte do Programa Mais Médicos, em Eunapólis temos as três dimensões. São 16 médicos do programa atendendo à população, 13 Unidades Básicas de Saúde construídas e agora a abertura de um curso de medicina. Fica claro que este é um programa que se ocupa do presente e prepara para o futuro”, explicou Heider Pinto.

Critérios para sediar os cursos

Dentre os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para que os municípios recebam os novos cursos de medicina, estão: ter mais de 70 mil habitantes e ainda não contar com um curso de medicina, dispor de um hospital que possa funcionar como hospital escola, para os futuros residentes, dentre outros. “Esperamos que toda a nossa região seja beneficiada com a chegada desse novo curso”, declarou o secretário de Saúde de Eunapólis, Mário Gontijo.

As instituições de ensino superior devem apresentar propostas para o desenvolvimento da saúde municipal, por meio de uma concorrência entre instituições interessadas, definindo quantidade de bolsas integrais, através de programas como Fies e Prouni. Percentual de vagas em residência médica nas unidades de Atenção Básica, do Sistema Único de Saúde. A previsão do Ministério da Saúde é expandir as vagas de graduação em medicina para 11.500 até 2026. E chegar em 2019 com 17.200 médicos atuando.

Publicada às 15h10
Atualizada às 18h