A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), certificará mais 85 estudantes da rede pública estadual que participaram da oficina de Simulador de Voo e dos cursos básico e avançado de Piloto Virtual. O evento acontece na próxima terça-feira (21), às 14h, no pátio do Colégio Estadual da Bahia – Central, em Salvador, onde está instalado um simulador de última geração, construído numa cabine real de uma aeronave. O secretário estadual Osvaldo Barreto participa do evento.

“As iniciativas que o CJCC oferecem são um sucesso de participação e têm a essência do nosso projeto, que é estimular a interdisciplinaridade. Mostramos a viabilidade de acesso ao conhecimento de vários conteúdos da grade curricular, como matemática, geografia e física, por meio do simulador de voo, refletindo na formação formal e diferenciada dos alunos, a partir de uma aprendizagem proativa e colaborativa”, diz a diretora do CJCC de Salvador, Carla Almeida.

Convergência

Os estudantes que participam da aventura de aprender a voar virtualmente demonstram encantamento. Muitos já falam em seguir a carreira de piloto, como revela André Drumond, diretor e instrutor do projeto Asas do Brasil/Fly Centro Aeronáutico, com o qual a Secretaria da Educação mantém parceria para a realização das ações. A cabine de voo, segundo André, é uma plataforma de treinamento avançada, com instrumentação multifuncional, que possui um banco de dados referente a mais de 23 mil aeroportos, com suas respectivas cidades e formações geográficas.

“O nosso simulador de voo é uma brincadeira inteligente e funcional. Dentro desse equipamento, os alunos experimentam a sensação de voar de verdade, deixando-os em êxtase. O mais interessante é que o curso estabelece um ponto de convergência entre os conteúdos relacionados à aviação e aqueles da grade escolar do ensino médio, especificamente matemática, física, química, geografia e história”, afirma o instrutor.

Aprendizado

A parceria entre a Secretaria da Educação e o projeto Asas do Brasil tem o objetivo de aproximar o mundo da aviação do currículo do aluno da rede estadual, como reforça o coordenador do CJCC, Iuri Rubim. “Esta é uma forma de mudar a lógica de aprendizado, levando os conteúdos aprendidos em sala de aula para um ambiente externo, cheio de ludicidade e expectativas pelo inusitado, como é, no caso, a cabine da aeronave”.

O curso de piloto virtual do CJCC, que tem duração de três meses e acontece durante a semana, em turno diferente ao que o aluno estuda, começou em 2013, com 23 alunos. Atualmente já são 109 estudantes frequentando a oficina, que agora, além do curso de piloto virtual básico para os iniciantes, já oferece turmas para piloto avançado níveis II e III.