A experiência do projeto Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, está sendo apresentada na 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece até domingo (19), no estacionamento L1 do Salvador Shopping. O público vem tendo a oportunidade de conhecer a ação pioneira na região Nordeste, que atende 17.377 estudantes – em 150 municípios e 430 localidades – e já formou mais de 11 mil estudantes.

“A participação do EMITec na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a convite da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado [Secti], é uma oportunidade ímpar para os visitantes de vários estados do país conhecerem o trabalho que realizamos, com o uso da tecnologia a serviço da educação”, afirma a coordenadora do EMITec, Letícia Machado. De acordo com ela, o projeto possibilita, de forma dinâmica, a compreensão dos conteúdos mediados nas 949 telessalas do ensino médio espalhadas pelo território baiano.

Dimensão geográfica

O EMITec chegou à Bahia em 2010 para enfrentar um dos grandes desafios da Educação no estado, que é a dimensão geográfica. Graças ao projeto, destaca Letícia Machado, estudantes que moram em áreas remotas têm garantido o acesso ao ensino médio. As aulas são transmitidas via satélite, em tempo real, com a presença de professores mediadores em sala de aula. A partir de uma linguagem digital, o projeto potencializa os espaços presenciais já existentes em localidades distantes do interior, além de superar a carência de docentes habilitados em áreas afastadas dos grandes centros urbanos.

Ela explica que o projeto se destaca ainda pela produção de conteúdos para todos os componentes curriculares do ensino médio. O material desenvolvido por professores da rede estadual é gravado em vídeo e está disponível para as escolas utilizarem a qualquer tempo, além da produção de material impresso de apoio para a aprendizagem do estudante.