A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que executa o Programa de Incentivo ao Esporte Amador do Estado da Bahia (FazAtleta), em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), está comemorando a vitória do nadador baiano Allan do Carmo, que conquistou a Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas 2014, disputada em Hangzhou, na China, neste domingo (12).

O nadador recebe o apoio do programa FazAtleta, desde 2005, e entrou para a história do esporte como o primeiro brasileiro a conquistar este título internacional. No próximo sábado (18), em Hong Kong, ele participa da última etapa do campeonato, mas apenas para cumprimento de tabela.

Em três temporadas das Maratonas Aquáticas, Allan do Carmo chegou perto do título. Em 2009, foi vice-campeão e terminou em terceiro lugar em 2012 e 2013. Conquista semelhante também está sendo assegurada nesta temporada pela nadadora baiana Ana Marcela, na categoria feminina, dando ao Brasil e à Bahia uma ‘dobradinha’ campeã inédita.

Desenvolvimento

O FazAtleta tem a finalidade de promover o desenvolvimento do esporte amador na Bahia. Desde 2007, o programa já aprovou R$ 25 milhões em apoio a 644 projetos, beneficiando diretamente mais de 500 atletas e equipes. Entre os principais beneficiados estão Bruno Jacob, terceiro do ranking mundial de jet ski; Thiago Silva, campeão brasileiro de natação nos 400 metros livres, na categoria infantil 1; e Beatriz Dumet, primeiro lugar no ranking nacional de triatlon, na categoria 16/17 anos.

Também com apoio do Governo do Estado, mas por meio de outro programa de incentivo, o Bolsa Esporte, estão sendo beneficiados atletas do boxe, como Adriana Araújo, Robenilson de Jesus, Robson Conceição e Everton Lopes, que estão em Cuba, se preparando para uma série de campeonatos que culminará com a disputa das Olimpíadas 2016.

Além destes quatro destaques, o Governo da Bahia beneficia 19 atletas do boxe, totalizando 23 assistidos. A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) também arca com as passagens dos atletas para as competições dentro e fora do país.

Melhores do ano

Com o título da temporada, Allan do Carmo e Ana Marcela estão mais cotados para levar o prêmio de melhores nadadores de águas abertas de 2014. Allan foi indicado junto com o russo Evgeny Drattsev, o alemão Thomas Lurz, o francês Axel Reymond, o macedônio Tomi Stefanovski e o holandês Ferry Weertman.

Já Ana Marcela Cunha tem a companhia da paulista Poliana Okimoto entre as indicadas. As concorrentes das brasileiras são a argentina Pilar Geijo, a italiana Martina Grimaldi, a tcheca Silvie Rybarova e a holandesa Sharon van Rouwendaal. Os ganhadores serão conhecidos no dia 1º de dezembro, após votação que engloba dirigentes, confederações nacionais e jornalistas especializados.