Ginásio de esportes cheio de estudantes, turma animada e gritos da torcida marcaram o encerramento do projeto ‘Copa nas Escolas’, na tarde de terça-feira (14), no Centro Estadual de Educação Newton Sucupira, no bairro de Mussurunga, em Salvador.

Na plateia, professores e estudantes da instituição vibravam com a atuação dos 120 alunos que participaram da última edição do projeto. A programação incluiu partidas do campeonato de vôlei e competição de dança. “Foi muito bom apresentar para meus colegas. Fiquei nervosa e feliz com o resultado e minha participação na ação”, disse Sinara dos Santos, 15 anos.

Para o aluno do 1º ano, Bruno Santiago, a experiência possibilitou o contato com o vôlei, esporte que ele admirava, mas não tinha tido oportunidade de aprender e praticar. “Foi a primeira vez que joguei vôlei. Antes tínhamos acesso apenas ao futebol. Agora estou adorando o novo esporte e feliz por chegarmos à final do torneio”.

Parceria

As apresentações resultaram das atividades culturais e desportivas oferecidas pelo ‘Copa nas Escolas’, iniciativa da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa-BA), em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

O evento incluiu a participação do secretário Ney Campello, que celebrou o entrosamento da juventude e as conquistas do projeto. “A Secopa fica satisfeita por propiciar este momento de lazer, entretenimento e integração. Para a secretaria, é importante ver que, nesta escola, a Copa do Mundo não acabou. Lugar de jovem é no colégio e a Secopa contribuiu para fortalecer este laço entre a instituição e seus alunos”.

O secretário participou da premiação dos alunos e foi homenageado pela Uneb, que celebrou o sucesso da parceria com a Secopa-BA. O professor da universidade estadual, Jean Rego, e docentes da escola também prestigiaram o evento.

Legados sociais

Ao todo, mais de 2,3 mil estudantes foram diretamente beneficiados pelo projeto ‘Copa nas Escolas’, que passou por 25 unidades em Salvador e cidades do interior do estado como  Vitória da Conquista, Feira de Santana, Ilhéus, Lençóis, Paulo Afonso, Juazeiro, Vera Cruz, Porto Seguro e Mata de São João. Outras duas mil pessoas compareceram a eventos promovidos para a comunidade, ampliando o seu contato com o esporte.

O ‘Copa nas Escolas’ faz parte de um conjunto de projetos denominado ‘Legados Sociais para a Copa 2014’, liderado pela Secopa-BA e executado por meio de parcerias com instituição baianas. O convênio com a Uneb, por exemplo, resultou ainda na execução do ‘Programa de Qualificação’ e do ‘Copa nos Bairros’, duas iniciativas que atingiram mais de 10 mil pessoas, no período de 2012 a 2014.

Com o intuito de ampliar os legados sociais da Copa do Mundo, a Secopa estabeleceu ainda parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e outras instituições.