A partir desta semana, a Federação Baiana de Desporto de Participação (FBDP) volta a promover as Clínicas e Jogos de Esporte Adaptado, que são capacitações voltadas para profissionais de educação física, técnicos, voluntários e estudantes que atuam com pessoas com deficiência. A primeira cidade a receber o projeto neste semestre será Santo Antônio de Jesus, onde os participantes terão gratuitamente conteúdos teóricos e práticos de modalidades que podem ser praticadas pelo segmento.

A abertura do curso, com uma mesa redonda sobre ‘Políticas Públicas para o Esporte’, será nesta quinta-feira (9), às 19h, na Max Treinne. As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas pelo e-mail fbdp01@gmail.com.

O evento tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e prossegue até este sábado (11), abordando os conceitos e fundamentos do futsal e da Ginástica Rítmica (GR).

As demais modalidades – futebol de cinco, natação, goalball, atletismo e handebol – serão discutidas nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, Paulo Afonso, Juazeiro (norte) e Jequié (centro sul). A ideia é capacitar, até o novembro deste mês, 300 pessoas.

De acordo com o presidente da FBDP, Audival de Sena Junior, o intuito é promover a inclusão de pessoas com deficiência na área esportiva e incentivá-las a participar de competições nacionais e internacionais. No primeiro semestre, foram realizadas clínicas nas cidades de Vitória da Conquista (sudoeste), Eunápolis (extremo sul), Jacobina (centro norte), Ubaíra e Caetité (centro sul), em um total de 350 pessoas capacitadas.

Inclusão

As capacitações integram a política do governo que, desde 2007, busca auxiliar na formação de profissionais que possam assistir às pessoas com deficiência na Bahia interessadas em praticar esportes.

No ano passado, as clínicas passaram pelas cidades de Salvador, Jacobina, Jequié, Guanambi (centro sul), São Francisco do Conde (Região Metropolitana de Salvador), Riachão do Jacuípe, Alagoinhas (nordeste), Itabuna (sul) e Teixeira de Freitas (extremo sul), com a participação de 650 pessoas. Mais informações estão disponíveis no site http://www.fbdp.com.br ou pelo telefone 71 9185.2942.

Próximas clínicas

Paulo Afonso
De 16 a 18 de outubro (futebol de cinco e handebol

Jequé