A Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa-BA) apresenta nesta quinta-feira (30) a seus parceiros e à imprensa o Plano de Plantio e Monitoramento do Programa Gol Verde, da qual é a idealizadora. O evento será no Centro de Educação Ambiental do Projeto Floresta Sustentável, em Praia do Forte, no litoral norte, das 10h30 às 12h30.

A programação terá três momentos. No primeiro, serão apresentados o Plano e os cronogramas de atividade. Em seguida, a imprensa e os convidados conhecem um dos viveiros responsáveis pela produção das mudas e a técnica adotada para esta finalidade. Haverá depois uma visita ao local de plantio, que fica na região, onde os profissionais de imprensa poderão registrar a inserção das mudas na natureza.

O documento, elaborado em parceria com as instituições e empresas que aderiram ao projeto, reúne todas as informações referentes a esta nova fase, que corresponde ao plantio das mudas e posterior monitoramento do seu desenvolvido. No Plano, são detalhados os principais aspectos relativos às novas ações, a exemplo dos Cronogramas de Plantio e de Monitoramento de cada parceiro, relação dos parceiros e suas respectivas obrigações, áreas estrategicamente selecionados pela equipe especializada do Programa, além das técnicas utilizadas no ato do plantio e nos momentos posteriores, que garantirão o pleno desenvolvimento das mudas.

Sustentabilidade 

O Programa Gol Verde foi considerado um sucesso pela imprensa nacional e internacional que cobriu a Copa 2014 no Brasil. A iniciativa, que faz parte do Plano de Sustentabilidade da Secopa-BA, plantará 42.221 mudas em áreas selecionadas pelo projeto.

Inicialmente, o programa previa o plantio de 1.111 mudas para cada gol marcado na Arena Fonte Nova, mas a ideia tomou maiores proporções e passou a considerar outros lances realizados pelos craques durante o Mundial. O Gol Verde também conquistou novos parceiros, que ampliaram o número de mudas a serem plantadas.