Idosos dos Centros Sociais Urbanos (CSU) de Salvador e região metropolitana participam da oficina de bonecas, nesta sexta-feira (17), na unidade de Pernambués. Realizada por meio da Coordenação de Ações Intersetoriais, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), a iniciativa faz parte das atividades oferecidas pelos espaços aos grupos de convivência da terceira idade.

“A oficina é resultado do intercâmbio entre as idosas dos CSUs, que aprendem a fazer artesanato em eventos semelhantes e multiplicam o conhecimento com as demais integrantes”, explica a coordenadora dos grupos de convivência, Ana Lúcia Brito. Ainda segundo a técnica, a atividade proporciona geração de renda, integração e diversão para as idosas.

Qualidade de vida

A artesã e integrante do grupo de convivência do CSU Vasco da Gama, Aristotelina Passos, acredita que, assim como foi proveitoso assimilar o conhecimento, compartilhar é ainda melhor.  “Com essa atividade, as idosas podem aliviar o estresse e ocupar a mente com algo produtivo, evitando problemas como Mal de Alzheimer”.

A aposentada Maria de Lourdes Pereira, da unidade de Mussurunga, também quer ensinar a suas amigas do grupo. “Sei fazer tapetes também, mas vou aprender a fazer boneca para presentear ou vender”.