Com 17 empresas confirmadas, foi lançado nesta sexta-feira (17), em Dias D’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), o polo de Embalagem e Tecnologia da Bahia (Embatec). Localizado às margens da rodovia BA-093, o empreendimento vai abrigar empresas de embalagens e tecnologia voltada para o segmento de cosméticos e perfumes. O lançamento do condomínio aconteceu, na Câmara de Dias D’Ávila, com a presença da prefeita Jussara Márcia do Nascimento.

Instalado inicialmente, numa área de 134 mil metros quadrados, divididos em 42 lotes, o empreendimento representa investimento aproximado de R$ 20 milhões e tem a estimativa de gerar até 1,2 mil empregos diretos. O terreno já está terraplanado e a previsão dos investidores é que, até dezembro, as obras de construção das fábricas sejam iniciadas.

“É uma nova tendência de mercado, distritos industriais, formados por várias empresas fornecedoras, localizados próximos a grandes fábricas”, destaca o diretor de Desenvolvimento Econômico da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), Ricardo Vieira.

Segundo ele, a chegada de unidade da Boticário deve atrair várias empresas para o setor. “Muitas delas poderão dar suporte à fábrica ou a outras empresas do ramo, que deverão se instalar na região”, projeta.

Demanda

De acordo com Francisco Costa, presidente da CL Consultoria, responsável pelo empreendimento, não existe no Nordeste do país fábricas de embalagens para o segmento de cosméticos e perfumes. A Boticário abre um “novo nicho”, atraindo fábricas de frascos (vidro e plástico), sachês, tampas e rótulos. Segundo ele, “o Embatec foi planejado para atender a essa demanda”.

Das 17 empresas que vão ser instaladas no polo, as paulistas Zeviplast e Lavezzo já estão com o novo endereço confirmado. Com matriz em Itaquaquecetuba (SP), a Zeviplast é líder na fabricação de tampas e pincéis para esmaltes de unhas no Brasil e na América Latina. A Lavezzo, há 54 anos no mercado, é especializada na impressão e confecção de caixas para perfumes.

Potencial

“O mercado de beleza no Nordeste responde por 60% do consumo nacional. Estamos dispostos a investir em um mercado de grande potencial”, diz o diretor da Zeviplast, José Antonio Zeviani,

Quem também já está com tudo certo para instalar unidade no Embatec é a baiana Vic Brasil Cosméticos. Com investimento de R$ 3 milhões e gerando 30 empregos diretos, a empresa faz planos para dar a partida em sua linha de produção no polo de embalagem e tecnologia até o início de 2015.

“Dispomos de mais de 200 produtos em nosso mix, tendo a seiva de alfazema como carro-chefe. Acreditamos que aqui seja o local ideal para o crescimento da nossa empresa”, afirma uma das proprietárias da Vic, Lauana Leite.