A localização geográfica da Bahia e a atenção especial do Estado ao setor industrial e à agricultura têm atraído investimentos de diversas empresas multinacionais. Nesta terça-feira (28), foi a vez do grupo israelense Tama Plastic Industry iniciar as atividades em território baiano. No Centro Industrial do Subaé, em Feira de Santana, foi realizada, com a presença do governador Jaques Wagner, a cerimônia de inauguração da fábrica, destinada à produção de embalagens plásticas especiais para a colheita de algodão.

“A vinda dessa empresa representa a possibilidade de inovação. É a primeira e única fornecedora desse produto, que dá um enorme ganho na produção agrícola, particularmente a do algodão. Então, é mais emprego, mais receita para o Estado, e melhoria da nossa agricultura”, destacou Jaques Wagner.

A nova unidade dispõe de tecnologia inovadora, permitindo que o algodão seja enfardado durante a colheita, otimizando o tempo do processo e revolucionando o método tradicional de enfardamento do produto. Para a instalação da fábrica em Feira de Santana, a Tama Brasil assinou um Protocolo de Intenções com o Governo do Estado, se comprometendo a investir R$ 40 milhões no município e a gerar, inicialmente, cerca de 50 empregos diretos.

O feirense João Paulo Matos, 31 anos, mora com a mãe e estava desempregado. Agora ele faz parte do corpo de funcionários da empresa e já acredita em voos mais altos. “Aqui sei que vou ter a oportunidade de aprender mais. Não só em relação à parte técnica. Como tem muitas pessoas que vêm de outros países, já estou me dedicando para aprender outros idiomas como o inglês. O emprego vai me possibilitar a voltar a ajudar dentro de casa”.

Diferenciais

A escolha por Feira de Santana como a primeira cidade brasileira a receber uma fábrica Tama Brasil não foi por acaso. O município baiano foi escolhido por apresentar vantagens na colheita e no comércio. A proximidade com áreas produtoras de algodão e sua localização, com rodovias federais e estaduais em boas condições, facilitam a distribuição para outros estados, especialmente Goiás e Mato Grosso.

“O agronegócio é muito forte na Bahia. A Tama Brasil veio para cá para ficar mais perto dos clientes. Feira de Santana, em especial, é muito bem localizada em termos de logística. Aqui é um lugar que oferece mais facilidade de escoar os nossos produtos para todo o Brasil. Tivemos todo o suporte do governo para a compra do terreno, além de benefícios fiscais o que também ajudou muito”, explica o gerente da Tama Brasil, Tarcísio Lordello.

Publicada às 15h
Atualizada às 18h30