O governo federal, em parceria com o Governo da Bahia, financiou quatro embarcações de pesca oceânica para mar aberto a cooperativas de Itacaré, no sul do estado, e Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Dois barcos, construídos com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), já estão prontos em Maceió (Alagoas) e aguardam vistoria do órgão responsável pelo financiamento, o Banco do Nordeste (BNB), para serem entregues.

A ação é resultado do programa ‘Profrota’, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento da atividade pesqueira nacional, estimulando a competitividade do setor, o uso sustentável de recursos pesqueiros e a preservação do meio ambiente, além da geração de emprego e renda. Na Bahia, foi beneficiada a Cooperativa de Pescadores de Itacaré (Coompi) e a Cooperativa de Pescadores de Camaçari (Coopesc).

As embarcações foram financiadas por R$ 3.6 milhões cada uma. Conhecidos por ‘atuneiros’,  os barcos têm porão de pescado refrigerado, túnel de refrigeração rápida para pré-congelamento, câmara destinada a armazenamento de iscas e capacidade para acomodar até 11 pessoas.

A vistoria de entrega do BNB está marcada para 30 de outubro, no Estaleiro Estalbrás, em Maceió. Outras duas embarcações com as mesmas especificações estão sendo produzidas.