A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com o Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho (Forumat) e como ação da Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD), realiza nesta quarta-feira (22) o seminário ‘Rotatividade e Políticas Públicas para o Mercado de Trabalho’. O evento acontece das 8h30 às 18h, no auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT), localizado na Avenida Sete, Corredor da Vitória, em Salvador, com a participação de 120 pessoas.

O encontro tem como objetivo ampliar as discussões sobre o tema, de forma a contribuir para aprimorar o Sistema Público de Emprego. Participam do debate representantes dos diversos setores da sociedade envolvidos com a temática – governo, empregadores e trabalhadores.

Haverá dois painéis temáticos. O primeiro é a apresentação do estudo sobre ‘Rotatividade no Mercado de Trabalho’, realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (TEM). E o segundo abordará o tema ‘O papel do Sistema Público de Emprego no enfrentamento à Rotatividade’.

Desafio

Outra proposta é a realização de uma mesa de debate entre os diversos atores envolvidos, no sentido de trazer as suas considerações para enfrentar o desafio de reduzir as taxas de rotatividade e aprimorar o Sistema Público de Emprego. Na oportunidade, a Setre fará o lançamento oficial do Catálogo de Entidades Sindicais do Estado da Bahia, edição atualizada (2014).

Estarão presentes o secretário estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos; Maria Emília Veras, coordenadora Geral de Estatística do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego; Alberto Balazeiro, procurador chefe do Ministério Público do Trabalho; Mauricio Macedo, assessor Jurídico da Superintendência Regional do Trabalho (SRTE); José Silvestre de Oliveira, coordenador de Relações Sindicais do Dieese; entre outras autoridades.