O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres. A cura depende da detecção precoce da doença por meio da radiografia da mama – a mamografia. Diante da importância do exame para prevenir e detectar precocemente o câncer de mama, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) está apoiando mais uma edição do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, da Secretaria da Saúde (Sesab), que está realizando mamografias gratuitas em pontos estratégicos de Salvador.

Uma das unidades móveis da campanha,  que integra a programação do movimento popular internacional Outubro Rosa, estará no Campus I da Uneb, na capital baiana, para realizar mamografias gratuitamente desta quarta-feira (15) até o dia 25 de outubro, das 8 às 18h. As senhas começarão a ser distribuídas às 7h30. A meta geral da campanha é beneficiar 7.500 mulheres com idade entre 40 e 69 anos.

Na Uneb, serão realizados 140 exames por dia, totalizando 1.540 atendimento nos 11 dias em que a unidade estará no campus. Para ser atendida, a interessada deve levar original e cópia do documento oficial com foto, do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), além de um comprovante de residência. A Sesab iniciou o programa estadual durante a ação Outubro Rosa de 2011. A iniciativa já contemplou mais de 180 mil mulheres no estado e percorreu mais de 280 municípios.

Ações da comunidade acadêmica

Atentos à importância de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, os estudantes de administração do Campus I da Uneb também entraram na campanha Outubro Rosa. O grupo, que cursa a disciplina Projeto do Seminário Interdisciplinar VI, vai organizar, no próximo dia 29, às 10h, a palestra ‘Saúde da mulher: prevenção contra o câncer de mama’. A ação, que é aberta ao público externo, acontecerá no auditório do Departamento de Ciências da Vida (DCV), no Campus I da instituição, na capital.

Para divulgar a palestra, nos últimos dias 7 e 8 de outubro, eles decoraram a unidade acadêmica com balões e fitas rosa para lembrar o período. Também distribuíram broches que simbolizam a campanha. A atividade foi idealizada pela docente Priscila Abreu.

Esta é a primeira vez que os estudantes de administração promovem uma ação relacionada ao Outubro Rosa. De acordo com os organizadores, além do cunho social, esta é uma forma de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula por meio de disciplinas relacionadas a orçamento, marketing e logística de materiais. Mais informações estão disponíveis no site da Uneb.