A operação Silere, realizada todos os finais de semana pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) e prefeitura de Salvador, em diferentes bairros, para coibir a poluição sonora, em locais com grande concentração de pessoas, encerrou os dez primeiros meses deste ano com um total de 1.360 equipamentos de som apreendidos. Os alvos da operação são estabelecimentos comerciais e veículos estacionados em locais públicos que produzem sons acima do permitido por lei.

Integrada por representantes das polícias Civil e Militar, Guarda Municipal, Transalvador e Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), a operação Silere também visa combater os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que envolvem homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

Segundo o delegado Carlos Habib, do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), locais com grande concentração de pessoas, música alta e consumo de bebida alcoólica podem favorecer a ocorrência destes crimes. Ainda no período de janeiro a dezembro, a operação Silere registrou 572 autos de infração, 455 termos de apreensão de bens, 64 notificações, 34 termos circunstanciados e um embargo. Os equipamentos de som apreendidos em veículos ou estabelecimentos comerciais são entregues à Sucom.