A Polícia Militar da Bahia iniciou nesta terça-feira (14) a Jornada de Instrução Policial Militar (Jipom), da Academia da Polícia Militar (APM). Durante a jornada os alunos do Curso de Formação de Oficiais irão participar de oficinas com simulações de ocorrências reais em que são exigidas intervenções da PM para a manutenção da ordem e da segurança pública.

A jornada prossegue até a quinta-feira (16), no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, na Avenida Paralela. Na quarta-feira (15) serão realizadas oficinas sobre ocorrências de brigas em bares, atendimento a situações com deficientes mentais, roubo a coletivos, além de abordagens preventivas a veículos e edificações. Na quinta-feira (16) serão realizadas oficinas de gerenciamento de crise, evolvendo simulação de roubo a banco com reféns.

Este ano a Jipom conta com 119 alunos do Curso de Formação de Oficiais da PM, além de oficiais e praças das mais diversas unidades da Polícia Militar da Bahia, que atuarão como figurantes nas diversas oficinas e situações simuladas, sempre buscando reproduzir fielmente o ambiente das ocorrências policiais nas quais se espera a intervenção e gestão do aluno.

A Jornada de Instrução Policial Militar é a última grande instrução para os alunos do 3º ano do Curso de Formação de Oficiais da PM, para posteriormente serem declarados aspirantes-a-oficial.