Começou, nesta segunda-feira (13) e segue até o próximo domingo (19), a 11ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), na capital baiana. No espaço de 600 metros quadrados, no estacionamento L1 do Salvador Shopping, os visitantes podem conferir fenômenos físicos e químicos e ainda experimentar atividades que reúnem diversão e conhecimento para todas as idades. A entrada é gratuita.

Escolas particulares e públicas podem agendar a visita das turmas no site da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Para este ano, o tema escolhido foi a ciência e tecnologia voltadas para o desenvolvimento social.

Os visitantes podem gerar energia elétrica de forma mecânica por meio de uma bicicleta, que a cada pedalada acende uma luz e toca músicas. Jovens e adultos ainda podem brincar na cadeira giratória, com o berimbau eletrônico, equipamento de realidade aumentada, jogar games e ainda acompanhar partida de futebol disputada por robôs. Essas e outras brincadeiras são acompanhadas de perto por monitores treinados, os quais explicam o que cada experimento significa e porque os fenômenos acontecem.

Espaço para toda a família

Há dois anos trabalhando como monitor, o estudante de pedagogia, Tales Guimarães, acredita que a SNCT possibilita outra forma de ensinar, além das tradicionais atividades em sala de aula. “Apesar de ser uma geração que tem muito contato com a tecnologia, os meninos ainda veem muita coisa aqui como novidade. É importante que eles aprendam de uma maneira diferente”.

Durante a Semana, os clientes do shopping serão convidados a visitar o espaço pelo ‘Robozão da Bahia’, mascote do evento, com 2,6 metros de altura e 1,6m de envergadura, que dança, canta e interage com o público.

Para a superintendente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Secti, Rejane Cerqueira, esse é um espaço para a família toda. “Chegando aqui, as crianças têm condições de entrar em contato com diversas áreas do conhecimento de forma lúdica e prazerosa, mas não só os pequenos. Os pais e adultos também se envolvem com as brincadeiras do evento”.

Ibametro Móvel

Como parte da SNCT, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) levou uma unidade móvel para o local e faz campanha destacando a importância da aquisição consciente de produtos. Com demonstração de pesagem de alimentos e de brinquedos que podem oferecer riscos à saúde das crianças, os responsáveis pelo espaço alertam sobre a necessidade de conferir o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o rótulo das embalagens.

Segundo o coordenador de Relações Industriais e Sociais do Ibametro, Aristeu Badaró, a iniciativa aproxima o trabalho do órgão do cotidiano da população. “Estamos trazendo principalmente critérios que devem ser observados pelos pais na compra de brinquedos, como a faixa etária adequada, presença de tintas tóxicas ou partes que podem ser engolidas pelas crianças. São medidas simples e que garantem mais segurança para os filhos”.