Noventa e quatro cooperativas de 51 municípios baianos, totalizando mais de 270 pessoas, debateram nesta quinta (9) e sexta-feira (10) o futuro do cooperativismo, a missão das entidades, e as ações para o segmento que serão implantadas a partir de agora na Bahia.

Realizado no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, o III Bahiacoop teve abertura na quinta à noite, com as presenças do secretário estadual do Trabalho e Esporte e presidente dos Conselhos Estaduais do Cooperativismo e da Economia Solidária, Nilton Vasconcelos, que representou o governador Jaques Wagner; do presidente Nacional do Sistema Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Márcio Lopes de Freitas; e do presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb/Sescoop-BA), Cergio Tecchio, entre outras autoridades.

Conquistas

Nilton Vasconcelos, que também preside o Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset), destacou as conquistas do setor cooperativista baiano, que conseguiu reduzir em 50% os custos dos atos relacionados com a Junta Comercial da Bahia (Juceb); os estudos publicados pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), inclusive a ‘Cartilha de Orientação ao Cooperativismo’, em fase final de produção; e o processo de integração entre os dois conselhos – Economia Solidária e Cooperativismo.

Cergio Techio destacou como prioridades do setor a necessidade de capacitação dos líderes, a organização da entidade e a comunicação com o público. Em palestra, Márcio Lopes ressaltou o novo posicionamento estratégico para o cooperativismo nacional, abordando o futuro, a missão e as ações das entidades.

Casos de sucesso

Nesta sexta-feira (10), o III Bahiacoop teve a participação do presidente do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), Marco Aurélio Almada, que tratou da ‘Governança Cooperativa como Ferramenta no Desenvolvimento do Cooperativismo’, e do presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), João Paulo Koslovski, que falou sobre ‘Desenvolvimento Sustentável via Cooperativa’.

As atividades prosseguiram com apresentação de experiências bem-sucedidas das cooperativas Agropecuária do Oeste da Bahia (Cooproeste), Central de Crédito da Bahia (Sicoob Central Bahia), de Ensino da Região de Irecê (Coperil), Mista de Motoristas Autônomos de Salvador (Comtas) e Metropolitana de Táxis Especiais de Salvador (Coometas).