Casos de sucessos de dez empreendimentos econômicos e solidários, assistidos pelos Centros Públicos de Economia Solidária dos Mares e de Sussuarana, serão apresentados durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece na Praça da Cruz Caída, no Centro Histórico de Salvador, a partir de segunda-feira (13) até o próximo dia 19, sempre das 10 às 20h. Nesta 11ª edição da Semana, que acontece em mais de 800 municípios brasileiros, a temática é ‘Economia Solidária no contexto do tema Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social’.

Durante as atividades, serão apresentados produtos, técnicas e metodologias desenvolvidas pelos empreendimentos, com o objetivo de incentivar uma efetiva transformação social, em resposta às demandas de soluções para os problemas voltados à geração de renda, aliando o saber popular, organização social e o conhecimento técnico-científico.

Acontecerão ainda oficinas voltadas para os empreendedores e o público em geral. “Será uma forma de compartilhar a expertise e os saberes, numa busca por novas aprendizagens, o autodesenvolvimento e a socialização do conhecimento”, explica Eduardo Zanata, técnico do Cesol de Sussuarana. De acordo com ele, “os empreendimentos que estarão expondo trabalhos são os considerados Top 10”.

Os Centros Públicos (Cesols) que prestam assistência técnica aos empreendimentos econômicos e solidários são resultados do Edital 009/12 da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que selecionou, para esta finalidade, algumas Organizações Sociais (OS). Na capital, os Cesols funcionam nos bairros da Barra, Mares e Sussuarana. Também existem unidades  nos municípios de Cruz das Almas, Guanambi, Itabuna, Juazeiro e Pintadas.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem aprovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), realização do Instituto Palmares e parceria da Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau e Similares (Abam), com apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Regional Bahia.


Empreendimentos presentes na Semana da Ciência e Tecnologia

MetaCentro Fábrica Cultural – Coopermicro. Atividade: Empreendimento Econômico Solidário que se dedica à Coleta e difusão da cultura e práticas de Metarreciclagem de Lixo Eletrônico
Arte do Povo – Rede Recostura. Atividade: costura e customização de tecidos.
– Abam – Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivos e Similares do Estado da Bahia. Atividade: culinária abará e acarajé, patrimônio imaterial.
Leôncio Art’s. Atividade: Marcenaria Verde
Papel Fibra Bananeira. Atividade: Papel feito de fibra de bananeira
Projeto Tecendo Redes. Atividade: Renda de Bilro
– Botica da Terra. Atividade: Fitoterápicos
Artes Pets. Reciclagem para fabricação de vassouras
Cooperativa de Mulheres Flor do Mangue de Saubara. Atividade: Costura, customização e artesanato
Chinechi. Atividade: Customização de sandálias