Com a participação de 115 pessoas, a Agenda Municipal do Trabalho Decente de Itambé, no centro sul do estado, foi lançada durante audiência pública realizada nesta sexta-feira (24) na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

A experiência da Agenda Bahia do Trabalho Decente e o panorama do trabalho decente no município, com identificação das prioridades, estiveram entre os assuntos das palestras e apresentações.

Ainda na audiência, foram abordadas a criação do Grupo de Trabalho Executivo (GTE) para implantação da agenda e a consolidação dos conceitos do Trabalho Decente, conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Estiveram presentes no evento representantes da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), vinculada à Secretaria da Saúde (Sesab), além do prefeito Ivan Fernandes, a secretária de Assistência Social, Roberta Gusmão, e a presidente da Câmara Municipal, Maria José Moreira.

Segundo Patrícia Lima, assessora especial da Setre, que coordena a Agenda Bahia, a ampla participação dos mais diversos atores do mundo do trabalho de Itambé demonstrou o interesse da população quanto ao trabalho decente, conceito adotado pela OIT. “A partir de agora, o município de Itambé vai buscar o diálogo social com trabalhadores, empregadores e sociedade civil”.