A rotatividade no mercado de trabalho é uma questão complexa e difícil de ser resolvida. É um problema que se reflete em todos os segmentos – trabalhadores, empresas e a sociedade. Este foi o consenso do seminário ‘Rotatividade e Políticas Públicas para o Mercado de Trabalho’, realizado nesta quarta-feira (22), no auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT), no Corredor da Vitória, em Salvador.

Conforme dados apresentados no encontro, o Brasil criou, nos últimos dez anos, 20 milhões de novos empregos. Mas as taxas de rotatividade global – desligamento em geral – têm sido crescentes. O índice que era de 42,7% em 2003 atingiu 54,9% em 2013. Já a taxa descontada, que elimina aposentadoria, transferência do trabalhador e demissões a pedido do  trabalhador, ficou emi 33,1% em 2003 e 37,50% em 2013.

“Tem setores que rodam por ano o total de 60% da força de trabalho. Em 2013, de 65 milhões de vínculos formais, 25 milhões foram desligados”, detalhou o representante do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), José Silvestre Prado de Oliveira, que classificou “a rotatividade como um desafio a ser vencido”.

Capacitação

Promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com o Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho (Forumat) e como ação da Agenda Bahia do Trabalho Decente, o encontro teve o objetivo de ampliar as discussões sobre o tema, envolvendo representantes dos diversos setores da sociedade.

Representando o secretário do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos, a superintendente do Desenvolvimento do Trabalho, Maria Thereza Andrade, disse que “o tema inquieta e angustia a todos”. Ela defendeu “a permanente capacitação dos trabalhadores para que eles continuem ocupados no mercado de trabalho”.

Atual presidente do Forumat e coordenadora de Relações do Trabalho (Cortrad) da Setre, Jessevanda Galvino citou a precarização do trabalho como o principal problema da rotatividade; enquanto o auditor fiscal do trabalho Maurício Macedo destacou que “muitos dos acidentes que ocorrem no mundo trabalho são com trabalhadores jovens e com pouco tempo de serviço”.

Painéis temáticos

Durante o encontro foram realizados dois painéis temáticos. O primeiro, com apresentação do estudo sobre ‘Rotatividade no Mercado de Trabalho’, foi promovido pelo Dieese, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e o segundo teve como tema o ‘Sistema Público de Emprego no enfrentamento à Rotatividade’.

Houve também uma mesa de debate com as considerações gerais para o enfrentamento do desafio de reduzir as taxas de rotatividade e aprimorar o Sistema Público de Emprego. No encerramento das atividades, a Setre lançou oficialmente o Catálogo de Entidades Sindicais do Estado da Bahia, em edição revisada e atualizada (2014).