O SineBahia Móvel atende moradores do bairro da Liberdade, em Salvador, nesta segunda-feira (3). A unidade vai ficar instalada em frente ao Plano Inclinado, das 7 às 14h. São mais de 700 oportunidades de trabalho em diversas ocupações – vendedor interno, consultor de vendas, auxiliar de limpeza, manobrista, entre outras.

Na ocasião, vão ser oferecidos gratuitamente os serviços de cadastro e de intermediação de mão de obra, além da emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). De acordo com o SineBahia, que é vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o trabalhador pode buscar o documento, no prazo de 15 dias úteis após a solicitação, no SAC da Liberdade.

A ação no bairro inclui palestras gratuitas voltadas para empregabilidade, como oficinas de currículo e orientação para o trabalho, buscando qualificar o trabalhador para o mercado profissional. Também haverá serviços do CrediBahia, programa estadual que financia e capacita gerencialmente empreendedores de micro e pequenos negócios.

Para os interessados em fazer cadastro gratuito no SineBahia, é necessário levar as carteiras de identidade (RG) e de trabalho, CPF, comprovantes de endereço e de escolaridade, além de certificados de cursos, caso tenham. Com emissão gratuita, a CTPS é destinada a quem tem idade mínima de 14 anos completos, sendo necessário apresentar o CPF, e a partir de 16 anos, também o título de eleitor.

Documentos para 1ª via da Carteira de Trabalho
– Certidão de nascimento ou casamento ou cédula de identidade ou reservista
– CPF (obrigatório)
– Comprovante de residência (obrigatório)

Solicitação da 2ª via
– O interessado deve apresentar, além dos documentos e foto, a Carteira de Trabalho e Previdência Social anterior ou documento oficial que conste o Número de Série. Em caso de extravio, furto, roubo ou perda será necessário o Boletim de Ocorrência Policial.

Documentos oficiais que constam o Número de Série
– Cartão do PIS ou Extrato do PIS/Pasep ou FGTS
– Termo de rescisão do contrato de trabalho
– Guia de Recebimento do Seguro-Desemprego
– Declaração da Empresa em papel timbrado, mencionando o número e série