A Bahia participou, com sucesso, da ação conjunta entre a Embaixada do Brasil na Itália e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) para a divulgação do país durante o Il Brasile ti Chiama, que reuniu esta semana mais de duas mil pessoas em Roma. A informação é da diretora de Relações Internacionais do órgão, Rosana França, que juntamente com Lucicleide Nascimento, caracterizada de baiana, promoveu os destinos turísticos no evento, realiza no Palácio Pamphilj, sede da Embaixada do Brasil em Roma.

As tradicionais regiões turísticas e o destino sol e praia da Bahia foram amplamente divulgados, tendo como foco o próximo verão, com destaque para o roteiro de turismo religioso, envolvendo o candomblé e a religião católica. Museus e igrejas como Conceição da Praia, Senhor do Bonfim, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, além do Memorial Irmã Dulce, estão incluídos nos roteiros, que se estendem a cidades como Cachoeira, Santo Amaro e São Felix e à Chapada Diamantina.

Segundo Rosana França, a presença da baiana caracterizada “causou alvoroço na Praça Navona, um dos principais pontos turísticos da Itália, visitada por pessoas do mundo todo. Foi um acontecimento. Todos queriam as fitinhas do Senhor do Bonfim”. Ela destaca ainda a realização de capacitações, rodadas de negócios e uma exposição de fotografias em paralelo ao evento, que contou também com a organização de seminários sobre oportunidades de investimentos no Brasil.

O evento teve também a presença de representantes dos estados do Amazonas, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Pernambuco. Participaram da feira o setor receptivo nacional, as companhias aéreas Alitalia, AirFrance/KLM, TAP e Latam e principais operadoras de turismo italianas, agentes de viagem e jornalistas.

360 graus

De acordo com a Embratur, o objetivo do evento é mostrar o Brasil em 360° – promover novos negócios com a Itália, estimular o fluxo de turistas entre os dois países e apresentar as transformações pelas quais o Brasil vem passando, sua relevância como porta de entrada para a América Latina, o processo de modernização, a vocação territorial das diferentes regiões e oportunidades concretas para empresários italianos interessados no país.

A Itália é considerada um mercado da mais alta prioridade para o Brasil e representa o oitavo maior parceiro comercial e o segundo principal emissor de turistas da Europa para o país. O Brasil recebeu mais de 20 mil italianos durante a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014.